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Recife, Pernambuco, Brazil
O Blog Educar com Cordel é editado pelo poeta e escritor Paulo Moura, Professor de História e Poeta CORDELISTA. Desenvolve o projeto EDUCAR COM CORDEL que visa levar poesia e literatura de cordel para as salas de aula, ensinando como surgiu a Literatura de Cordel, suas origens, seus estilos, suas heranças. O Projeto Educar com Cordel é detentor do Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel do MINC (Ministério da Cultura).

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

OFICINA DE CORDEL e RECITAL POÉTICO

Com o fim das festas de Momo tudo começa a voltar à normalidade. As aulas se iniciam com todo o gás e as correrias para se fazer um ano letivo proveitoso são grandes.
Com uma temática bastante divertida, nós do Educar com Cordel estamos oferecendo às Escolas Publicas e/ou Particulares, Oficinas de Cordel com Palestra sobre o tema e, ao final da aula espetáculo, um Recital de poesia Matuta, para o deleite dos alunos.
Trata-se de uma aula divertidíssima, com uma temática apaixonante e que tem por objetivo aproximar o aluno do hábito da leitura. Do apego à pesquisa. E da descoberta de sua capacidade cognitiva.
As escolas interessadas em agendar uma aula espetáculo, devem entrar em contato com o Poeta e Professor Paulo Moura (poetapaulomoura@gmail.com) ou pelo fone 81 87925831


Segue abaixo o conteúdo programático das oficinas:


Plano de Aula

DE ONDE VEM O CORDEL?
Ø  As denominações dos folhetos na Europa do Sec. XII até o Séc.XVII;
Ø  A importância da oralidade na época do surgimento das folhas volantes;
Ø  O discurso em Verso e Prosa;
Ø  O cordel como instrumento de comunicação;
Ø  O que é Poesia? Verso? Rima?
Ø  Declamação de Versos

O CORDEL NO BRASIL
Ø  A chegada do cordel no nordeste Brasileiro (Quem trouxe? Por onde veio?);
Ø  Os precursores da literatura de cordel no Brasil;
Ø  A Herança portuguesa, Africana e Indígena da oralidade e do canto;
Ø  Declamação de Versos e Poesias;

O QUE É LITERATURA DE CORDEL?
Ø  Denominação de literatura de cordel no Brasil;
Ø  O Repente e a Cantoria de viola;
Ø  O que é: verso, estrofe e rima
Ø  O que é: ritmo e metrificação;
Ø  Aprendendo a Metrificar e a Rimar;
Ø  Os temas: em busca de inspiração
Ø  Aprendendo a construir Quadras, Sextilhas e Setilhas

APRENDENDO A SEPARAR AS SILABAS POÉTICAS
Ø  A estrutura do cordel (quantidade de estrofes e folhas)
Ø  Aprendendo a separar as sílabas poéticas;
Ø  Fazendo poesia individual;
Ø  Trabalhando com sete silabas e dez silabas;
Ø  Aprendendo a paginar o cordel;

CULMINÂNCIA
Ø  Seleção das poesias dos alunos
Ø  Recital Poético dos alunos

 









CORDEL SOBRE O BULLYNG


1
Eu vou falar pra vocês
E a todos vou explicar
Sobre um tema muito sério
Que a todos pode afetar
É um assunto delicado
Chamado Bullying escolar.
2
O Bullying é um mal
Pra toda a sociedade
Que não existe somente
Na escola ou faculdade
Pode afetar qualquer um
Não importando a idade
3
É um termo da língua inglesa
Que quer dizer “valentão”
E esse termo comporta
Toda forma de agressão
Seja física ou verbal,
Um apelido ou empurrão.
 4
São ações intencionais
Que causam angústia e dor
Sem um motivo aparente
Seja de que jeito for
Quem maltrata o semelhante
É chamado de agressor.
5
Pois quem pratica o Bullying
Logo vai se arrepender
Porque só agride quem
Não pode se defender
Pois o agressor bem sabe
Que tem mais força e poder
6
Quem o pratica é covarde
Pois nunca age sozinho
Mexe com gente indefesa
Isolando o coitadinho
Na certa não recebeu
Dos pais, amor e carinho.
7
O bullying se divide
Em dois modos de ação
A direta, que é a forma
Mais comum entre o “machão”
E o bullying indireto,
Que isola o cidadão.
8
Quem sofre o Bullying fica
Socialmente isolado
Porque tem medo de ser
Pelo agressor molestado
Em razão das ameaças
Que lhe deixa amedrontado.
9
O Bullying pode ser
Uma péssima experiência
Com a concretização
De algum tipo de violência
Seja física ou sexual
Ou a perda casual
Dos meios de subsistência....

QUER SABER O RESTO DA ESTÓRIA?
ADQUIRA JA UM EXEMPLAR DESTE CORDEL OU AGENDE UMA PALESTRA NA SUA ESCOLA ou ASSOCIAÇÃO PARA UMA AULA DE CORDEL E CIDADANIA.
ENTRE JÁ EM CONTATO COM O AUTOR:
81 8792 5831
Email : poetapaulomoura@gmail.com

A HORA DO VERSO


"Eu prefiro escutar um repentista
Fazer verso e cantar suas canções
Ao invés de escutar “banda aviões”
Pois a mim essa banda não conquista
Eu sou mais relembrar Dimas Batista
Que hoje faz seu repente lá no céu
Do que ouvir essa música do "créu"
Que só tem desrespeito e baixaria
Diferente da nossa cantoria
Que já deu a Valdir muito troféu

Eu não troco o forró das Severinas
Pelo ritmo tocado na balada
Nem escuto essa tal “Saia Rodada”
Que não mostra a riqueza das campinas
Nem descreve as belezas nordestinas
Que nos servem de grande inspiração
Pra fazer em soneto a descrição
Como faz nosso Zé de Mariano
Que através do seu verso soberano
Dá destaque a cultura do Sertão.

Não sou contra a quem "quica na latinha"
Mas não curto esse jeito de dançar
O que eu curto é “Apreço a meu lugar”
Grande obra de um vate da terrinha
Matricó, tabirense, gente minha...
Descendente de Albino lutador
Menestrel, um poeta glosador
E também muito bom no bacamarte,
Segidor desse estilo e dessa arte
Preservando isso tudo com amor!

Não me atrai essa dança do “kuduru”
Nem o ritmo da tal "dança da rã"
Me perdõe quem das mesmas seja fã
Que esse tipo de coisa eu não aturo
Isso tudo pra é sem futuro
Pois eu gosto é de ver Dedé Monteiro
Recitar com seu jeito verdadeiro
Seus poemas de amor a nossa terra
O matuto valente e o pé da serra
E o valor desse chão pajeuzeiro!"

Poeta Eniel Alves de Tabira-PE!

Educadores de Pernambuco defendem piso nacional de R$ 1.937

Do NE10
Os educadores pernambucanos não aprovaram o reajuste do piso do magistério em 22,22%, anunciado nessa segunda-feira (27) pelo Ministério da Educação. o valor, válido para este ano, passou para R$ 1.451. Com o reajuste, todas as redes públicas de ensino do País devem pagar no mínimo essa quantia para um professor que faz jornada de 40 horas semanais. O pagamento do piso é retroativo ao mês de janeiro. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) defende a aplicação integral da lei do piso. Nesse caso, o valor passaria para R$ 1.937. O Governo do Estado vai se pronunciar hoje a respeito da forma de pagamento.
» Piso dos professores de João Pessoa é acima do nacional
De acordo com o presidente do Sintepe, Heleno Araújo, de acordo com a Lei 11.738, de 2008, esse deveria ser o 4º reajuste e, na verdade, é o 3º (respeitando a lei do piso). Em 2011, o aumento foi de 15,85%, o que fez com que o piso subisse para R$ 1.187,14.

"Em Pernambuco, assinamos acordo e o Governo se comprometeu a pagar o piso. Pelo que sei, apenas o município de São Lourenço da Mata está cumprindo o novo valor", afirmou Heleno.

PARALISAÇÃO - Em Pernambuco, as escolas das redes municipal e estadual vão aderir à paralisação nacional prevista para os dias 14,15 e 16 de março. De acordo com Heleno, na pauta da greve nacional estão: aumento do piso nacional para R$ 1.937; hora-aula atividade (das 40 horas, 26 em sala de aula e 14 para  atividades. Atualmente, são 28 horas em sala de aula e 12 para atividades); maior percenctual para os professores com nível superior (atualmente, os professores com nível superior tem mais 5% sobre o salário) e 10% do PIB nacional para a educação (hoje, são destinados 5% e o governo federal está propondo 7% através do Plano Nacional de Educação).

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Salgueiro canta a literatura de cordel em desfile 'arretado' na Sapucaí

Elementos de forró, baião e toda a história da literatura de cordel se misturaram ao samba apresentado pelo Acadêmicos do Salgueiro, terceira escola a desfilar na Marquês de Sapucaí na segunda noite de desfiles do carnaval do Rio.



 A vermelha e branca da Zona Norte levou para a Avenida o enredo “Cordel branco e encarnado”, do casal

de carnavalescos Renato e Márcia Lage.
A escola teve problemas para deslocar alguns carros grandes. O carro “Pavão misterioso” teve dificuldade de fazer a curva para entrar na Avenida, o que causou um “buraco” entre as alas no começo do desfile.

A equipe da escola precisou se esforçar para empurrar o carro a tempo de não perder pontos na avaliação dos jurados.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Um aceno de mão por despedida / Foi somente o que a mim foi ofertado!

 
Mote do poeta janio Leite. Glosa minha!
No momento eu nem acreditei
Que um amor tão fiel chegava ao fim
Esse gesto que você fez pra mim
Foi oposto aos acenos que te dei
A beleza que em ti eu vislumbrei
Bem melhor não tivesse imaginado
Quando lembro teu braço levantado
E minha face de pranto revestida
Um aceno de mão por despedida
Foi somente o que a mim foi ofertado!

São tintas que pintam a cor do sertão / Por isso me orgulho, de ser Nordestino!!!!

Não existe imagem mais linda que esta
De um Chapéu de couro, Perneira, Gibão
Vaqueiro encourado, cavalo alazão
Ou vai para a lida ou vai para a festa
O suor escorre no corpo e na testa
 
O sol inclemente, queimando, a pino
E aquele homem de corpo franzino
Em busca da presa, um boi barbatão
São tintas que pintam a cor do sertão
Por isso me orgulho, de ser Nordestino!!!!

Paulo Moura

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012