Quem Somos

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
O Blog Educar com Cordel é editado pelo poeta e escritor Paulo Moura, Professor de História e Poeta CORDELISTA. Desenvolve o projeto EDUCAR COM CORDEL que visa levar poesia e literatura de cordel para as salas de aula, ensinando como surgiu a Literatura de Cordel, suas origens, seus estilos, suas heranças. O Projeto Educar com Cordel é detentor do Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel do MINC (Ministério da Cultura).

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

AGOSTO FOI UM MÊS E TANTO

Meu povo!
Este mês de Agosto, foi para mim um dos melhores meses do ano.
Falo isto me referindo ao nosso trabalho de poeta, escritor e professor de Cordel.
Tive duas gratas surpresas com relação às produções cordelísticas. Uma delas foi uma homenagem prestada a este humilde poeta, pela escola Oswaldo Lima Filho, no Pina. Os alunos prepararam uma manhã de festa em minha homenagem que eu fiquei todo ancho. Alguns cordeis de minha autoria foram encenados pelos alunos no formato de peça teatral. Em outra turma, um rapazinho tocou asa branca no violão, enquanto alguns outros alunos dançavam e recitavam meu cordel "Feira de Caruaru". Tudo isso sob a batuta dos professores daquele educandário no qual a coordenadora Verônica e a professora Fabiola foram as principais incentivadoras. A diretora Lucia, muito me prestigiou com sua presença e empenho. Foi muito divertido.
No dia 3 de agosto, retornei à escola Oswaldo Lima Filho, desta feita para dar uma palestra acerca da Literatura de Cordel e lançar meu mais novo trabalho "Um Cordel sobre o Cordel" (Cactus Cordelaria). Foi uma manhã rica e divertida na sala da professora Fabiola.
Como se não bastasse, no dia 16, fui homenageado pela UBE, através do Projeto Ficção em Pernambuco, onde recebi um diploma daquela entidade, entregue pelo Coordenador do Projeto, o poeta Felipe Junior. Foi um momento muito importante na minha vida, onde contei com a presença valoroza de parentes, filhos, esposa e amigos. O que mais me deixou orgulhoso foi ver meu filho, o poeta Raphael Moura, recitando poema de minha autoria. Coisas impagáveis como essa, faz valer a pena cada noite de sono, cada cabelo branco que nasce, cada ruga no rosto. Obrigado meu Deus!
Foi neste mês de Agosto tambem que iniciei uma série de oficina de Literatura de Cordel (3 sábados consecutivos) no Centro Educacional INVEST, em Beberibe, num evento chamado Literata. Neste evento são feitas várias oficinas (Dança, Musica, Artezanato, Poesia e Cordel).
Fechando com chave de ouro, participei, juntamente com meu parceiro Edgar Diniz, do Fliportinho, em Porto de Galinhas, no dia 28. A Flicordel se enfeitou com o brilho dos poetas declamadores, entre eles os poetas Vinicius Gregorio, José Honorio, Junior do Bode, Marcos Passos, Ismael Gaião e Felipe Junior, o grande mestre Chico Pedrosa e nós (Paulo Moura e Edgar Diniz), entre tantos outros.
O motivo de estar escrevendo, ou melhor, descrevendo esses informes é tão somente para mostrar aos amigos leitores e amantes da poesia, que nossa rica cultura não está morta. Ela renasce a cada dia, com o nosso trabalho, nosso empenho e nosso gosto pela literatura.
O que mais nos enriquece é poder mostrar este nosso trabalho para os jovens, pois eles aprendem o quanto é divertido ler, escrever, criar, cantar e dizer coisas belas e marcantes.
Viva a Literatura de Cordel!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí: