Quem Somos

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
O Blog Educar com Cordel é editado pelo poeta e escritor Paulo Moura, Professor de História e Poeta CORDELISTA. Desenvolve o projeto EDUCAR COM CORDEL que visa levar poesia e literatura de cordel para as salas de aula, ensinando como surgiu a Literatura de Cordel, suas origens, seus estilos, suas heranças. O Projeto Educar com Cordel é detentor do Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel do MINC (Ministério da Cultura).

sábado, 4 de setembro de 2010

A Palavra de Allan Salles

FLICORDEL.

Dentro a FLIPORTINHO, feira literária destinada ao público infanto-juvenil realizada todos os anos em Ipojuca, praia de Porto de Galinhas, este ano de 2010 foi criada a primeira FLICORDEL a ser realizada paralela ao evento literário anteriormente criado.

A curadoria da mesma coube à empresária Ana Cely Ferraz da Editora Coqueiro, eu fui contratado para assessorar a curadoria no tocante à programação de oficinas, palestras e apresentações de palco. Para tal, criou-se o chamado Espaço Paulo Freire no qual foram realizadas as tarefas de debate, informação e formação em torno do universo do cordel e suas diversas inferências no campo da educação e da formação cultural nas escolas e na sociedade como um todo. Além dessas referências do cordel, outras palestras de cunho cultural, abordando temas relevantes sobre o papel das mídias, assim como construção da identidade étnica focando sobre questões referentes aos brasileiros de origem africana.

Minha oficina teve uma carga horária de 8 horas/aula, foi majoritariamente freqüentada por professores(as) da rede municipal de Ipojuca, além de um estagiário de biblioteca pública da mesma cidade, um comerciante local de origem paulista e um músico que se apresenta em diversos restaurantes da praia de Porto de Galinhas. Uma turma diferenciada no tocante à escolaridade, grau de interesse, assim como compromisso em agregar valor aos seus campos de trabalho, ou seja, foi essa a gama de situações que levou ao pleno cumprimento dos objetivos traçados pelo nosso planejamento pedagógico para essa atividade. Ao final, compusemos inúmeras estrofes em poesia de forma fixa, prova cabal de que os participantes entraram no clima de interatividade que sempre buscamos empreender nestas oficinas.

No tocante aos recitais, foi uma das facetas mais ricas e gratificantes do evento, podendo o público conhecer de viva voz os poetas autores declamando sua obra e de outros poetas do universo da poesia popular nordestina. Todos, sem exceção, agiram a contento dentro da proposta do evento, a nós cabendo fazer uma costura musicalizada de peças do cancioneiro popular nordestino em especial, assim como trilhas musicais instrumentais de fundo, emoldurando musicalmente o espetáculo demonstrado no palco durante os cinco dias. Em especial deferência ao poeta Abdias Campos, ao lado do qual tive a honra de encerrar os recitais do evento, acompanhando sua poesia com meu violão Tagima, companheiro de um profissionalismo em alto grau que demandou minha colaboração e que, na correria das atividades a Flicordel, arrumou um tempo para nós ensaiarmos em duas oportunidades e assim, construir uma inusitada parceria de palco muito bem recebida pelo público presente ao evento.

Finalmente, o final de nosso evento no qual pudemos ao lado do professor Meca Moreno, explanar de forma interativa, em nossa aula espetáculo, acerca das origens e como fazer na prática a poesia nordestina de formas fixas. Uma atividade interativa que envolveu por demais os presentes, numa formatação inusitada na qual todos os presentes puderam exercer seu dom de criação, na confecção de estrofes coletivamente construídas, dando a todos a exata noção do grau de dificuldade que o poeta enfrenta no lidar com as palavras na criação de sua obra em literatura de cordel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí: