Quem Somos

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
O Blog Educar com Cordel é editado pelo poeta e escritor Paulo Moura, Professor de História e Poeta CORDELISTA. Desenvolve o projeto EDUCAR COM CORDEL que visa levar poesia e literatura de cordel para as salas de aula, ensinando como surgiu a Literatura de Cordel, suas origens, seus estilos, suas heranças. O Projeto Educar com Cordel é detentor do Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel do MINC (Ministério da Cultura).

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Festival Pernambuco Nação Cultural celebra aniversário do Rei do Baião, em Exu

Entre dias 10 e 12 de dezembro, cidade natal de Luiz Gonzaga, no Sertão do Araripe, recebe programação musical e de cinema no tradicional evento Viva Gonzagão

Marcelo Lyra/Fundarpe
Descrição da imagem
No dia 12, às 10h, cidade também celebra a tradicional missa em homenagem a Luiz Gonzaga, no Parque Aza Branca

De 10 a 12 de dezembro, forrozeiros e fãs de Luiz Gonzaga de todo o Nordeste estarão em Exu, terra natal do Rei do Baião, no Sertão do Araripe, celebrando aniversário de nascimento do artista que completaria 98 anos se estivesse vivo, no dia 13 de dezembro. O evento marca a última etapa do Festival Pernambuco Nação Cultural, realizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com o projeto Viva Gonzagão.  Neste período, o município recebe uma verdadeira maratona de shows com grandes nomes do forró, no Parque Aza Branca, como Dominguinhos, Flávio Leandro e Joquinha Gonzaga.

Além da música, neste ano, a programação inclui o Cine Exu - 1º Festival de Cinema e Vídeo do Sertão do Araripe, com a exibição de curtas-metragens produzidos e protagonizados por pessoas da região.  Cada uma das 10 cidades que compõem o Sertão do Araripe – Exu, Araripina, Ipubi, Moreilândia, Granito, Santa Cruz, Bodocó, Ouricuri, Santa Filomena e Trindade – apresentará um filme, que terá como temática a cultura e a história de cada município. O Cine Exu é um projeto aprovado no Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura/Audiovisual).

No dia 12, às 10h, cidade também celebra uma missa especial em homenagem a Luiz Gonzaga, no Parque Aza Branca, com a participação de forrozeiros da região. O Rei do Baião nasceu no dia 13 de dezembro. Aprendeu a tocar sanfona e levou a cultura do Sertão para todo o Brasil, cantando as maravilhas e as adversidades do Nordeste. É considerado um dos maiores ícones da cultura brasileira, reconhecido internacionalmente.

Exu está representando o Sertão do Araripe no Festival Pernambuco Nação Cultural, que é promovido pela Fundarpe com apoio da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) e da prefeitura municipal de Exu. A cidade natal de Gonzagão é a última parada do Festival em 2010, que já passou por Goiana, São José do Belmonte, Garanhuns, Triunfo, Pesqueira, Taquaritinga do Norte, Gravatá e Petrolina. A caravana cultural faz parte da política de interiorização do Governo do Estado e tem como objetivo valorizar a diversidade cultural de Pernambuco.

PARQUE AZA BRANCA – Comprada pelo próprio Gonzagão, com o objetivo de servir de memorial dos ritmos nordestinos, a propriedade onde se encontra o Parque Aza Branca conta a casa grande de Luiz Gonzaga; uma casa menor construída para o pai, Januário; o Museu do Gonzagão; palcos para shows; pousadas para artistas, refeitórios. O Parque Aza Branca é considerado um dos mais significativos locais de preservação da memória do Rei do Baião. O local foi tombado, recentemente, como patrimônio imaterial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí: