Quem Somos

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
O Blog Educar com Cordel é editado pelo poeta e escritor Paulo Moura, Professor de História e Poeta CORDELISTA. Desenvolve o projeto EDUCAR COM CORDEL que visa levar poesia e literatura de cordel para as salas de aula, ensinando como surgiu a Literatura de Cordel, suas origens, seus estilos, suas heranças. O Projeto Educar com Cordel é detentor do Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel do MINC (Ministério da Cultura).

segunda-feira, 6 de junho de 2011

LAMPIÃO: SUCESSO DO XAXADO

 

Poeta Paulo Moura recitando no Palco do VIII Encontro NOrdestino do Xaxado


Olá, gente:
Pode se dizer sem um trisca de dúvidas: O VIII ENCONTRO NORDESTINO DE XAXADO foi um sucesso, do tamanho – ou maior – que o reinado de Lampião. O evento aconteceu no último final de semana, de 02 a 05 – de quinta a domingo, em Serra Talhada, sertão pernambucano. Maria Bonita, a Rainha do Cangaço, foi  a grande homenageada. A mulher de Lampião é conhecida como uma das principais personagens do cangaço brasileiro e este ano completaria 100 anos.  Todos os anos o encontro promove um resgate da dança com a participação de grupos culturais de estados como Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Ceará, Paraíba e Bahia.
 “O encontro é uma forma de fortalecer nossa identidade cultural, resgatar e manter viva a história, promover a força da arte regional, além de entretenimento, é claro”, destacou como objetivo do evento, a presidente do grupo Ponto de Cultura Cabras de Lampião, Cleonice Maria. Ela destacou a relação histórica entre o xaxado e a cidade de Serra Talhada. “O xaxado é uma dança de guerra e entretenimento criada por Lampião e seus cabras, aqui em Villa Bella e arredores, no início dos anos 20, no século passado. Hoje, nossa antiga vila, chama-se Serra Talhada, é a famosa Capital do Xaxado”, explicou Cleonice.
O festival serve ainda para fomentar o turismo da cidade, agregando valores econômicos. “Com a valorização do talento dos artistas sertanejos se cria um mercado de trabalho que beneficia não só artista, mas os guias turísticos, contadores de história e outros técnicos. Além disso, o encontro alavanca o turismo na cidade e região, gerando oportunidade de trabalho e renda através da rede hoteleira, gastronômica e do comércio”, disse a presidente do Ponto de Cultura.
O sucesso começo logo no inicio da programação com o desfile dos grupos: saindo da Praça Lampião, em cortejo, até a Vila Ferroviária, onde aconteceram a maior parte  das apresentações. No Pólo da Feira Livre, na Área de Alimentação, os grupos faziam os feirantes cair no ritmo dos cangaceiros.
Uma multidão se concentrou na Estação para assistir a diversidade dos passos, a indumentária, as músicas lembrando cantos de guerra.
Agradecemos aos patrocinadores: Sebrae / Prefeitura de Serra Talhada / Fundarpe / Secretaria Estadual de Cultura / Chesf / Governo Federal.
Está de parabéns o Ponto de Cultura Cabras de Lampião.
Saudações cangaceiras
KARL MARX

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí: