Quem Somos

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
O Blog Educar com Cordel é editado pelo poeta e escritor Paulo Moura, Professor de História e Poeta CORDELISTA. Desenvolve o projeto EDUCAR COM CORDEL que visa levar poesia e literatura de cordel para as salas de aula, ensinando como surgiu a Literatura de Cordel, suas origens, seus estilos, suas heranças. O Projeto Educar com Cordel é detentor do Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel do MINC (Ministério da Cultura).

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

UBE - PE promove IV Congresso Brasileiro de Escritores em Pernambuco

Professores discutem o fenômeno sócio-cultural do cordel

Saiu no Jornal A Voz do Escritor:



Na 4ª feira passada, dia 28 de setembro, em mesa coordenada pelo poeta e filósofo Felipe Júnior, no âmbito do IV Congresso Brasileiro de Escritores em Pernambuco, realizado no auditório Brum do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, em programação associada à Bienal Internacional do Livro, os escritores Paulo Moura e Carlos Newton Junior debateram sobre 'o fenômeno sócio cultural do Cordel'.
O poeta Paulo Moura dissertou sobre a importância da Literatura de Cordel na sala de aula como instrumento de incentivo à leitura e inserção social, programa que defende desde a criação do projeto "Educar com Cordel" , que leva para escolas da rede pública do estado as oficinas de Cordel e recitais poéticos ao final de cada oficina. Na oportunidade foi falado tambem do livreto "Um Cordel sobre o Cordel" de Paulo Moura. Trata-se de um folheto onde consta a estória do cordel, sua forma de confecção e criação, tudo isso contado em versos, proporcionando ao leitor uma leitura agradável e divertida.
O Professor Carlos Newton Junior, especialista em História da arte dissertou sobre a poesia de cordel com a maestria de poucos, nos fazendo viajar no tempo, lembrando do surgimento da poesia de cordel e suas ramificações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí: