Quem Somos

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
O Blog Educar com Cordel é editado pelo poeta e escritor Paulo Moura, Professor de História e Poeta CORDELISTA. Desenvolve o projeto EDUCAR COM CORDEL que visa levar poesia e literatura de cordel para as salas de aula, ensinando como surgiu a Literatura de Cordel, suas origens, seus estilos, suas heranças. O Projeto Educar com Cordel é detentor do Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel do MINC (Ministério da Cultura).

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A Biblioteca e a Escola


Quando falamos de ensino, aprendizagem e leitura, não podemos esquecer os trabalhos realizados em prol da cultura e do incentivo à leitura, que viemos desenvolvendo junto a diversas escolas públicas. É notório que, nestas escolas onde ocorrem eventos deste porte, o alunado se vê mais incentivado ao hábito da leitura, da pesquisa e do gosto pela escrita. A poesia também em muito incentivou estes alunos a "liberarem" suas imaginações e se transportarem para este universo maravilhoso que é a busca pelo conhecimento. E isto não pode ser feito sem o alicerce que é oferecido pelas bibliotecas: Acesso aos meios de comunicação e aos diversos livros que hoje estão no mercado mas vivem tão longe da nossa realidade e nosso poder aquisitivo.
É louvável que eu faça, neste artigo, uma referência mais que justa ao excelente trabalho que ora é realizado pelos professores da escola Oswaldo Lima Filho. Em especial à profª Fabiola, que é a responsável pela biblioteca daquela instituição de ensino e no qual hoje me orgulho de ser um dos parceiros.
Através da biblioteca do Oswaldo Lima Filho tivemos eventos literários diversos, a saber:
Concerto de Leitura, Café Literário, Oficina de Cordel, Homenagem ao Escritor, etc. 
Cabe também enfatizar o protagonismo da biblioteca nestas ações, pois, sem a força, a persistência e a atitude destas pessoas que realmente "vestem a camisa" da entidade, nada teríamos conseguido.
Eu, particularmente, gostaria que os gestores da educação pública do nosso município e do nosso Estado, fizessem visitas permanentes a estas entidades, para que pudessem se maravilhara com certas atividades realizadas e para, através destes exemplos, traçarem metas para que estas atividades se multipliquem e se disseminem em outras instituições de ensino.

Paulo Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí: