Quem Somos

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
O Blog Educar com Cordel é editado pelo poeta e escritor Paulo Moura, Professor de História e Poeta CORDELISTA. Desenvolve o projeto EDUCAR COM CORDEL que visa levar poesia e literatura de cordel para as salas de aula, ensinando como surgiu a Literatura de Cordel, suas origens, seus estilos, suas heranças. O Projeto Educar com Cordel é detentor do Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel do MINC (Ministério da Cultura).

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Uma Merecida Lembrança

Projeto Educando em Cordel

Projeto Educando em Cordel
Escola Municipal Córrego da Bica

Tema da Poesia: Biblioteca Solano Trindade


Poema Coletivo feito pelos estudantes do 2º Ciclo/2º Ano Turmas A e B


Oficina realizada pelos poetas:
Edgar Diniz e Paulo Moura


Os poetas são formados em História pela FUNESO (Fundação de Ensino Superior de Olinda) e fazem parte da Unicordel (União dos Cordelistas de Pernambuco).


Objetivo do Projeto: Realizar oficinas sobre a literatura de cordel. Levando para o alunado das escolas do estado todo o conteúdo da poesia popular, suas manifestações artísticas, e sua influencia para a propagação da cultura, além de incentivar a leitura e formar novos escritores.


Produção
TURMA A
Professora: Ana Helena Gouveia


Ana Gabriela
A biblioteca é legal
Tem livros e computadores
Tem revistas e brinquedos
Que são muitos educadores
E pra nos orientar
Tem ótimo professores

Anderson Amaro
Minha escola é boa
A biblioteca também
Um ano completou
Muitos livros ela tem
Pra mim ela não é dez
"Minha biblioteca é cem"

Amanda Araújo
A nossa biblioteca
É uma sala encantada
Lá encontrei certo dia
Contos de Saci e fada
Tudo nela é fantasia
Pois nela não falta nada

Alisson Vitor
É uma sala encantada
Lá tudo posso encontrar
Livros e computadores
Poemas para recitar
Lá se pode assistir filmes,
Aprender e relaxar

Caroline Paulina
A biblioteca tem espaço
Não tinha livros pra ler
Não tinha computação
Para a gente aprender
Agora ela tem de tudo
Do estudo ao lazer

Emerson José
No ano que foi criada
Teve maracatu e folia
Quando a gente entrou nela
Muitos livros a gente lia
Hoje ela faz um ano
Então bolamos um plano
E a gente faz poesia

Everton Barros
A biblioteca foi ilustrada
Com o nome Solano Trindade
Porque ele foi um grande
Poeta da Humanidade
Foi uma grande homenagem
Digo isso de verdade

Guilherme Francisco
A biblioteca completa
Um ano sensacional
Várias coisas lá dentro tem
Um cantinho super legal
Pra gente ler e imaginar
E um sonho especial

Joás Vicente
Um ano que a biblioteca foi feita
Se nome é Solano Trindade
Tem leitura, informática e vídeo
Ela tem identidade
É a princesa do Recife
Que á a minha cidade

Maria Eduarda
A biblioteca Solano Trindade
Ficou muito mais legal
Tem livros e computadores
Fez uma reforma especial
Tudo ficou tão bonito
Uma mudança radical.

Maria Luciene
O seu espaço é grande
Tem muitos computadores
Ela é fria e muito calma
Tem dois condicionadores
A minha escola é legal
Pois tem muitos corredores

Natanael Silva
A minha biblioteca
Tem muita coisa especial
Tem livros pra caramba
Muito poema sensacional
Ela é muito bonita
E também muito legal

Vanessa da Silva
Viva nossa biblioteca
Viva Solano Trindade
Viva nossas professoras
Que ensinam de verdade
A leitura e a poesia
Com amor e lealdade

Valdir Júnior
A minha biblioteca
A um ano ela nasceu
Com o nome: Solano Trindade
Para a gente renasceu
A alegria pelos livros
O saber que floresceu

Willames de Lima
A biblioteca é muito legal
Eu gosto dela de coração
Faz um ano que ela existe
Pra fazer deu um trabalhão
Devemos preservá-la
E lhe dar mais atenção


Produção
Professora: Luciana Cabral

Denise Tamires
A minha biblioteca
Tem livros e computador
Eu gosto tanto dela
Que eu trato como uma flor
Tem professores legais
Que ensinam com amor

Felipe Ferreira
Na minha querida escola
Tem um espaço legal
Tem computadores e um telão
Tem muito livro e jornal
E um excelente professor
Para ensinar tudo de ideal

Ivan Ismael
A escola não tinha biblioteca
Então nós brincávamos de peteca
Até que ela chegou
E a nossa vida melhorou
Hoje temos muitos livros
E até computador

Jailton Pereira
Nela agente aprende
Muita coisa legal
Lemos livros e revistas
Nesse espaço real
Para aprender a ler
É o lugar ideal

Levi José
A biblioteca é boa
Tem 10 computadores
Tem mesas e cadeiras
Muitos livros de autores
Tem ar condicionado
Mas não é só pra vencedores

Lurdiane Oliveira
A nossa biblioteca
Só nos traz felicidade
É legal e tem amor
Fez um ano de idade
E sua grande tradição
É acolher a comunidade

Marcos Antônio
E no Córrego da Bica
Tinha essa casa engraçada
Que antes não tinha teto
E também não tinha nada
Hoje Solano Trindade
É a biblioteca amada

Matheus Silva
Biblioteca querida
Biblioteca especial
É a Solano Trindade
Da minha terra natal
Com um espaço bom desse
Estudar é mais legal

Natália da Silva
Nossa biblioteca é boa
Tem livros pra ensinar
É enorme, com três salas
Pra trabalhar e estudar
Seu nome: Solano Trindade
Com poesias pra educar

Raiane Pereira
Na biblioteca que estudo
Tem pesquisas demais
Os professores nos ensinam
Com livros e jornais
Tem sala pra ler revistas
Com os lugares ideais

Ricardo Augusto
Minha biblioteca
É muito espaçosa
Tem ar condicionado
Que deixa a sala maravilhosa
E minha professora
Que parece uma rosa

Rute Raquel
A biblioteca tem computadores
E jogos para educar
Maravilhosos livros
Com histórias pra encantar
Lendo nós descobrimos
Um mundo para sonhar

Suelen Raquel
Conheci um espaço
Para alunos e professores
Para todos funcionários
E até pros diretores
É a Solano Trindade
Com seus livros e computadores

Thais Oliveira
Na minha biblioteca
Tem muito o que fazer
Tem muitos livros
Onde eu posso aprender
É um espaço de estudo
E também de lazer

Wellington Lima
A minha biblioteca
Se chama Solano Trindade
Ele foi um grande poeta
Um escitor de verdade
Com poemas maravilhosos
E de muita qualidade




Apoio:


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí: