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Recife, Pernambuco, Brazil
O Blog Educar com Cordel é editado pelo poeta e escritor Paulo Moura, Professor de História e Poeta CORDELISTA. Desenvolve o projeto EDUCAR COM CORDEL que visa levar poesia e literatura de cordel para as salas de aula, ensinando como surgiu a Literatura de Cordel, suas origens, seus estilos, suas heranças. O Projeto Educar com Cordel é detentor do Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel do MINC (Ministério da Cultura).

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

RIMAS e VERSOS

Verso metrificado - Obedece a um esquema métrico e compassado (veja como escrever um soneto). Sua origem remonta às primeiras poesias. Um ritmo ou "batida" constante em cada verso de um poema caracteriza o uso do verso metrificado. O contrário é o verso livre, que não possui um esquema métrico regular, estando mais associado ao modernismo.

Versos brancos - Versos sem rima entre si.

Rima rica - São chamadas ricas as rimas que se fazem com palavras de classe gramatical diferente ou de terminação pouco freqüente. "Vê-la" produz com "estrela" uma rima rica.

Rima pobre - O uso acentuado de palavras da mesma classe gramatical ou com a mesma terminação numa composição torna a rima pobre.

Este texto foi extraido do site:

http://www.sonetos.com.br

Um sitio de referência para os amantes da poesia!

2 comentários:

  1. adoro literatura de cordel.ja tenho algumas escritas,
    e outras à terminar;
    à noite paro e escrevo;
    de dia,vou decorar;
    os versos,rimas e trovas
    as histórias cabulosas,
    não paro de gargalhar.

    N os versos de um poema
    E m livro de literário
    I maginemos as cenas
    M udando sempre o cenário
    E laboramos as rimas
    D ando vida ao imaginário
    E spelhado da memória
    I nseparável atalho
    R elatamos a história
    O rnamentada de glórias
    S alvando sempre o lendário

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  2. A rima do tipo artificial, como no exemplo de "vê-la" e "estrela" é considerada rima preciosa.

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