Quem Somos

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
O Blog Educar com Cordel é editado pelo poeta e escritor Paulo Moura, Professor de História e Poeta CORDELISTA. Desenvolve o projeto EDUCAR COM CORDEL que visa levar poesia e literatura de cordel para as salas de aula, ensinando como surgiu a Literatura de Cordel, suas origens, seus estilos, suas heranças. O Projeto Educar com Cordel é detentor do Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel do MINC (Ministério da Cultura).

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Uma Crítica Construtiva

Compartilho com vocês mensagem enviada nesta data à organização do CONCURSO DE CORDEL, destinado a jovens estudantes pernambucanos.

Honório

Prezados (as) Editores(as),

A União dos Cordelistas de Pernambuco-UNICORDEL, organização não governamental que congrega cordelistas e admiradores do cordel, parabeniza a Globo Nordeste por realizar a promoção LEITURA ABRE PORTAS, concurso de cordel destinado a estudantes pernambucanos, louvável iniciativa voltada para o estímulo à leitura e à produção textual de crianças e jovens.

A escolha pelo cordel evidencia o reconhecimento pelos organizadores da importância dessa poesia, tanto como elemento formador da identidade do povo nordestino, como ferramenta de comunicação popular.

Esse gênero poético que no Nordeste brasileiro começou a tomar forma no final do século XIX e que se consolidou nas primeiras décadas do século XX, é reconhecidamente uma das mais genuínas expressões da nossa cultura popular, sendo objeto de infinitos estudos por pesquisadores do país e do estrangeiro, seja pelo aspecto literário, quanto pela abrangência histórica ou sociológica.

Em que pese a expressão “cordel” já fazer parte do imaginário do povo nordestino, temos visto que o público leigo, principalmente o das novas gerações, nem sempre tem consciência dos aspectos formais que devem estar presentes no cordel, conforme já canonizado pela tradição e referenciado por estudiosos e poetas que se dedicam a esse gênero poético. Ou seja, para ser verdadeiramente um cordel o texto poético deve atender a regras básicas no que se refere aos tipos de estrofes que devem ser utilizados, ao tamanho dos versos (métrica) e ao esquema de rimas. A título de esclarecimentos, indicamos a leitura do artigo Métricas do Cordel, escrito pelo poeta cordelista Gonçalo Ferreira da Silva, presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel-ABLC, disponível no endereço abaixo:
http://www.gargantadaserpente.com/artigos/goncalo_ferreira.shtml.

Em vista disso, preocupou-nos ver que, conforme item 4.3 do regulamento, “serão consideradas a adequação ao tema e ao roteiro do vídeo, a originalidade e a qualidade em termos gramaticais, de estilo, rima e vocabulário”, levando-nos a entender que os outros elementos básicos citados no final do parágrafo anterior (tipo de estrofe, métrica e esquema de rimas) não seriam levados em consideração. Nossa preocupação aumenta à medida que se vê que, quanto à composição da comissão julgadora, a ser formada por “parceiros, clientes, fornecedores e empregados e/ou contratados da Rede Globo Nordeste”, conforme item 4.3.1, nada é dito quanto à exigência dos jurados serem detentores dos conhecimentos necessários à análise quanto ao atendimento aos critérios técnicos que devem estar presentes no cordel. Tememos que uma avaliação exclusivamente subjetiva leve à premiação de um texto, que, embora válido como poema, não atenda aos padrões formais exigidos para que o mesmo pudesse ser considerado um cordel. Caso ocorrência dessa natureza venha a acontecer, poderá tornar o resultado questionável, expondo o concurso a uma crítica desnecessária por premiar injusta e descabidamente alguém que não tenha feito verdadeiramente um cordel.

Ademais, as próprias estrofes que fazem parte das peças de divulgação podem contribuir para que tal fato aconteça, uma vez que foram construídas sem levar em consideração os aspectos formais do cordel.

Assim, sugerimos que sejam avaliadas as considerações aqui expostas, inclusive, se necessário, mediante consulta a estudiosos e pesquisadores deste tipo de poesia, para validar os argumentos aqui apresentados. Nossa intenção é de contribuir para o êxito da promoção, pois entendemos que essa iniciativa vem aliar-se a todos os que lutam pela valorização e divulgação do cordel como patrimônio imaterial do povo brasileiro, e, por isso mesmo, necessita ser melhor conhecido e apreciado, preservando-o das descaracterizações gratuitas e conservando sua essência.

Por fim, pomo-nos à disposição para colaborar naquilo que nos for possível.

Atenciosamente,

José Honório da Silva
Presidente da União dos Cordelistas de Pernambuco – UNICORDEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí: