Quem Somos

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
O Blog Educar com Cordel é editado pelo poeta e escritor Paulo Moura, Professor de História e Poeta CORDELISTA. Desenvolve o projeto EDUCAR COM CORDEL que visa levar poesia e literatura de cordel para as salas de aula, ensinando como surgiu a Literatura de Cordel, suas origens, seus estilos, suas heranças. O Projeto Educar com Cordel é detentor do Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel do MINC (Ministério da Cultura).

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

ATENÇÃO PARA OS INFORMES DA UNICORDEL (AGOSTO/2010)

Transgerações: Uma tarde de versos, causos e risos



Lançamento do livro de Josefina Campos e Arlindo Campos leva poetas da Unicordel à Casa Forte





Publicado pela psicóloga e psicoterapeuta Josefina Campos, o livro Transgerações reune poemas de sua autoria e uma coletânea de causos populares compilados por seu pai, Arlindo Campos. O evento aconteceu na tarde do sábado 07 de agosto, no aprazível alpendre do Espaço GERAR, foi lançado o livro Transgerações, reunindo poemas de Josefina Campos e causos do seu pai, Arlindo Campos, uma publicação que teve o apoio do Banco do Nordeste, através do Programa Cultura da Gente.



Na ocasião, poetas da Unicordel realizaram um recital contemplando textos do livro lançado, além de poemas autorais e de outros poetas populares. Participaram: Susana Morais, Altair Leal, Kerlle de Magalhães, José Honório e Edgar Diniz.



Forró, Causos e Cordéis no Arriégua

Em tarde de forró dedicada à cidade de São José do Egito, poetas Felipe Júnior e Ismael Gaião lançamento de cordel



Em animada tarde dançante de sábado, no dia 07 de agosto, o Restaurante Arriégua, do professor Luiz Ceará, localizado na Av. General Polidoro, Cidade Universitária, realizou mais uma edição do TV FORRÓ BRASIL, que acontece todo os sábados, a partir das 14 horas. Desta vez, o evento foi dedicado à cidade de São José do Egito, e além da Banda Kartuxo, teve a participação especial do grupo Em Canto em Poesia, com os integrantes da Família Marinho, natural daquela cidade do Pajeú. Na ocasião, foi lançado o cd Causos e Cordéis, onde os poetas da Unicordel, Felipe Júnior e Ismael Gaião declamam versos autorais e de outros poetas populares.



Paulo Moura recebe homenagem da UBE/PE


Projeto Ficção em Pernambuco homanageia o poeta e pesquisador Paulo Dunga (Paulo Moura)

Nesta segunda-feira, dia 16, o unicordelista Paulo Moura, também conhecido no meio cultural como Paulo Dunga, recebeu justa homenagem da União dos Escritores de Pernambuco-UBE/PE, dentro do projeto Ficção em Pernambuco. A solenidade aconteceu no auditório da Livraria Saraiva, instalada no Shopping Center Recife. Poeta, pesquisador e educador, Paulo Moura tem o cordel e o cangaço como objetos principais de sua produção intelectual, tendo públicado dezenas de folhetos e livros, sendo o mais recente Lampião-A saga de um rei sem castelo.



Tem Cordel em Porto de Galinhas


Festival literário infantil tem programação especial dedicada ao cordel

De 24 a 28 de agosto, Porto de Galinhas abrigará a FLIPORTINHO-Festa Literária Infantil de Porto de Galinhas, evento literário voltado exclusivamente para o público infanto-juvenil e tem como objetivo central, democratizar a leitura, mediante a participação intensa da comunidade, promovendo e respeitando a diversidade cultural e apoiando as mais diversas manifestações literárias existentes dentro da comunidade. a Fliportinho vem atender de forma significativa a essa preocupação de ser muito mais que um evento e sim uma fonte de informações, trocas, conhecimentos e possibilidades para todos, despertando e estimulando escolas, professores, alunos, empresários, comerciantes e pais para a importância da leitura como ferramenta de transformação.

Paralelamente acontecerá a FLICORDEL - Festa da Literatura de Cordel, que contará com a participação de diversos poetas da Unicordel, da Editora Coqueiro e outros. Maiores informações no site www.fliportinho.com.br





8º Festival Recifense de Literatura-A letra e a voz


Recitata e Festa do Livro são algumas das atividades previstas.



Oficinas, concurso de poesia, palestras, debates, feira literária e muitas outras atividades acontecerão em vários espaços do Recife, durante o 8º Festival Recifense de Literatura-A letra e a voz, realizado pela Prefeitura do Recife, sob a coordenação de Heloísa Arcoverde, da Gerência Operacional de Literatura e Editoração. O encerramento se dará com a Festa do Livro, a ser realizada no dia 29 de agosto, a partir das 10 horas, na entorno da Praça do Arsenal, bairro do Recife. A Unicordel mais uma vez se fará presente com um estande onde estarâo à venda livros, cordéis e outros produtos dos poetas cordelistas.



Maiores informações no site da Prefeitura do Recife www.recife.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí: