Quem Somos

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
O Blog Educar com Cordel é editado pelo poeta e escritor Paulo Moura, Professor de História e Poeta CORDELISTA. Desenvolve o projeto EDUCAR COM CORDEL que visa levar poesia e literatura de cordel para as salas de aula, ensinando como surgiu a Literatura de Cordel, suas origens, seus estilos, suas heranças. O Projeto Educar com Cordel é detentor do Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel do MINC (Ministério da Cultura).

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Mensagem do Poeta Zelito Nunes

Aproveitando  a  oportunidade, gostaria de  deixar registrado, da minha  grande admiração pelos Vates e Violas, cujas primeiras composições, tive o privilégio de ouvir , algumas até em primeira mão , por telefone.

Eu, aqui no Recife e eles no sítio São Francisco na Prata PB  aonde moravam debaixo da proteção do santo, de Duca Moura e Zé de Cazuza , seus pais.

Isso ainda na década de setenta quando tudo começou.

Não é preciso dizer da qualidade sonora e poética , desde o primeiro disco ( década de noventa) até o atual, passando pelo CD CAÇUÁ DE FORRÓ, gravado recentemente por Antenor Cazuza , (irmão mais novo da dupla) e uma grata surpresa como intérprete, contendo composição algumas não gravadas pelos VATES.

“CACHO DE UVA” e “FORRÓ AÇUCARADO” são dentre outras do CD, mais uma prova de que os VATES , permanecem produzindo com todo vigor .

A canção “O TEMPO E A SECA”, nos leva de volta pro nosso velho Cariri ,daí a emoção que produz no meu velho caririzeiro coração que sempre a ouve regado por lágrima que me banham o peito.

Não tenho dúvias de que os VATES, produzem hoje , tudo o que vai compor o belo e eterno do nosso cancioneiro popular nordestino e brasileiro, pras gerações futuras.

Quem disser o contrário estará mentindo , sem dúvida.

O excesso de modéstia de LUIZ HOMERO e MIGUEL MARCONDES , junto com a falta de divulgação por parte dos meios de comunicação , criam uma barreira entre eles e o grande público que merecia ouvir a melodia e a bela e telúrica poética dos VATES E VIOLOAS.

Meus parabéns para a ACINPE, por reconhecida e justa homenagem.

Que esse exemplo seja sempre seguido.

Banda Vates e Violas vence premio em Pernambuco 30 de novembro de 2010 
vateseviolas 

A banda VATES E VIOLAS, formada pelos músicos Miguel Marcondes e Luiz Homero, filhos do Homem Gravador, poeta Zé de Cazuza do município de Prata, venceu o principal prêmio da música pernambucana, concedido pela ACINPE, associação de compositores e intérpretes de Pernambuco, no qual concorreram os maiores nomes da arte naquele estado.Sem dúvida é uma grande conquista para nossa região do cariri.

Como a melhor banda do estado em 2010, com 71% dos votos e foram os mais votados em todas as categorias com quase 9 mil votos.
 
A  ACINPE - Associação de cantores e interpretes de Pernambuco lançou mais um concurso, em 2010 foram 17 categorias com 17 premiados, mostrando o que Pernambuco tem de melhor na música em todos os aspectos, desde a sua composição até à radiodifusão. Esta é uma iniciativa que vem valorizar o que se tem de melhor musicalmente falando no estado, e que embora seja um pouco difícil a concorrência no mercado fonográfico nacional com as grandes gravadoras, os artistas da terra tem seu público fiel.  Indicados por uma comissão julgadora formada por profissionais de comunicação e pelo voto popular através de enquete no blog da ACINPE com o prêmio de Os Melhores da Música Pernambucana em 2010.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí: