Quem Somos

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
O Blog Educar com Cordel é editado pelo poeta e escritor Paulo Moura, Professor de História e Poeta CORDELISTA. Desenvolve o projeto EDUCAR COM CORDEL que visa levar poesia e literatura de cordel para as salas de aula, ensinando como surgiu a Literatura de Cordel, suas origens, seus estilos, suas heranças. O Projeto Educar com Cordel é detentor do Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel do MINC (Ministério da Cultura).

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

NOTICIAS DO SERTÃO

CABRAS DE LAMPIÃO
DO SERTÃO AO LITORAL
Oi, gente:
Em 1926 o sertão nordestino estava pegando fogo! Os cangaceiros, buscando fazer justiça com as próprias mãos, desafiavam os coronéis e fazendeiros, invadindo vilas e cidades. No dia 26 de dezembro desse mesmo ano aconteceu o maior combate da história do cangaço: O Combate da Serra Grande, em Serra Talhada. Lampião liderando um grupo de sessenta cangaceiros enfrentou um contingente de quatrocentos soldados. O tiroteio começou as 08h45min da manhã e terminou as 04h45min da tarde. Dezenas de "macacos" morreram e nenhum cangaceiro foi sequer baleado. Um verdadeiro espetáculo de liderança e estratégia militar demonstrado por Lampião. Dois dias após essa brigada, Lampião foi ao telégrafo da cidade de Custódia e de lá enviou um telegrama ao Governador de Pernambuco, autodenominando-se de Governador do Sertão:
"Senhor Governador de Pernambuco
Suas Saudações com os seus:
Faço-lhe esta devido a uma proposta que desejo fazer ao senhor para evitar guerra no sertão e acabar de vez com as brigas... se o senhor estiver de acordo devemos dividir os nossos territórios. Eu que sou o Capitão Virgolino Ferreira (Lampião), Governador do Sertão, fico governando esta zona de cá, por inteiro, até as pontas dos trilhos em Rio Branco. E o senhor, do seu lado, governa do Rio Branco até a pancada da água do mar. Isso mesmo. fica cada um no que é seu. Pois então é o que convém. Assim ficamos os dois em paz, nem o senhor manda os seus macacos me emboscar, nem eu com os meninos atravessamos a extrema, cada um governando o que é seu sem haver questões. Faço esta por amor a paz que eu tenho e para que não diga que sou bandido, que não mereço.
Aguardo sua resposta e confio sempre.
Capitão Virgolino Ferreira (Lampião)
Governador do Sertão."

OBS Rio Branco é atualmente a cidade de Arcoverde.
Pois bem, se LAMPIÃO não conseguiu implantar seu império,  o GRUPO DE XAXADO CABRAS DE LAMPIÃO, espalha esse reinado do Comandante das Caatingas por todo estado, apresentando o Projeto CABRAS DE LAMPIÃO DO SERTÃO AO LITORAL incentivado pelo FUNCULTURA / FUNDARPE / SECRETARIA DE EDUCAÇÃO / GOVERNO DE PERNAMBUCO.

O Projeto consiste em:
1 - Exposição de fotografias do cangaço.
2 - Palestra “Lampião. Nem herói nem bandido. A história”, com Anildomá Willans de Souza.
3 - Apresentação do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião.
Segue o calendário  das  cidades:
08 DE OUTUBRO/10...........ARARIPINA – PE
12 DE OUTUBRO/10...........PETROLINA –PE
15 DE OUTUBRO/10...........SALGUEIRO – PE
16 DE OUTUBRO/10...........BELÉM DO SÃO FRANCISCO –PE
19 DE OUTUBRO/10...........TRIUNFO – PE
22 DE OUTUBRO/10...........SERTÂNIA – PE
26 DE OUTUBRO/10...........CARUARÚ – PE
29 DE OUTUBRO/10...........GARANHUS – PE
05 DE NOVEMBRO/10.........PALMARES – PE
09 DE NOVEMBRO/10.........ALIANÇA – PE
12 DE NOVEMBRO/10..........LIMOEIRO – PE
19 DE NOVEMBRO/10..........RECIFE – PE

Saudações cangaceiras.
ANILDOMÁ WILLANS DE SOUZA
GRUPO DE XAXADO CABRAS DE LAMPIÃO
PONTO DE CULTURA ARTES DO CANGAÇO
MUSEU DO CANGAÇO
Tel. 87 - 3831 3860 e 87 – 9918 5533
E-mail: cabrasdelampiao@gmail.com  e  cabrasdelampiao@bol.com.br
Site: www.cabrasdelampiao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí: