Quem Somos

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
O Blog Educar com Cordel é editado pelo poeta e escritor Paulo Moura, Professor de História e Poeta CORDELISTA. Desenvolve o projeto EDUCAR COM CORDEL que visa levar poesia e literatura de cordel para as salas de aula, ensinando como surgiu a Literatura de Cordel, suas origens, seus estilos, suas heranças. O Projeto Educar com Cordel é detentor do Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel do MINC (Ministério da Cultura).

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

3ª SEMANA LUIZ GONZAGA – 13 a 16 de dezembro de 2010

AULAS-ESPETÁCULO
Dia 13 de dezembro
Das 14 às 17 horas
Pátio de São Pedro

·        XAXADO: HISTÓRIA, RITMO E DANÇA
com Arlindo Moita, discípulo de ‘Coruja’.
no Núcleo de Cultura Afro-brasileira
·        PERCUSSÃO
com Raminho da Zabumba, percussionista do Quinteto Violado.
no CEFAV
·        O FORRÓ E SEUS GÊNEROS MUSICAIS
com Salatiel de Camarão.
na Casa do Carnaval

3ª MOSTRA DE CURTAS DE ANIMAÇÃO LUIZ GONZAGA
Dias 13, 14 e 15 de dezembro
Das 08h às 11h30 e das 14h às 17h30
Centro de Formação de Professores Paulo Freire – Rua Real da Torre, 299 - Madalena

Exibição de curtas de animação produzidos por alunos da rede municipal de educação do Recife, vinculados ao Programa Mais Educação, utilizando como trilha sonora músicas do repertório de Luiz Gonzaga.

TRIBUTO A LUIZ GONZAGA
Dia 16 de dezembro
20h - Quarteto Olinda
21h - André Macambira
22h - Laila Rosa
23h - Baião Polinário
Pátio de São Pedro

PALESTRAS

MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
Conferência de RICARDO CRAVO ALBIN – ICCA/RJ
mediação de RENATO PHAELANTE – FUNDAJ/PE
Dia 14 de dezembro
19h às 21h
Auditório do Centro Cultural Correios (Av. Marques de Olinda- 262)

MINHAS ANDANÇAS COM TIO GONZAGA
Depoimento de PILOTO (sobrinho, zabumbeiro e secretário de Luiz Gonzaga)
mediação do Memorial Luiz Gonzaga
Dia 15 de dezembro
15h às 17h
Auditório da Regional Nordeste / Funarte (Rua do Bom Jesus)

O FORRÓ COMO CULTURA POPULAR – DA CELEBRAÇÃO DO POVO AOS CURRÍCULOS ESCOLARES
Apresentação de monografia de SILVÉRIO PESSOA – PE
Mediação de JOSÉ MANOEL DE LEMOS – PE
Dia 15 de dezembro
19h às 21h
Auditório do Centro Cultural Correios (Av. Marques de Olinda- 262)

Palestrantes

RICARDO CRAVO ALBIN

Baiano de Salvador, Ricardo Cravo Albin é musicólogo, pesquisador e historiador da Música Popular Brasileira, produtor musical, produtor de rádio e televisão, crítico e comentarista. Fundou e dirigiu o Museu da Imagem e do Som (MIS) entre 1965 e 1971. Ex-diretor geral da Embrafilme e presidente do Instituto Nacional de Cinema (INC).
Autor, desde 1973, de aproximadamente 2500 programas radiofônicos para a Rádio MEC.
Criador do Instituto Cultural Cravo Albin, formado com as obras de seu acervo pessoal. Autor do Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, disponível em meio digital, com cerca de sete mil verbetes, e de vários outros livros, entre eles: O canto da Bahia (monografia/1973); De Chiquinha Gonzaga a Paulinho da Viola (1976); Da necessidade do fazer popular (1978); Índia, um roteiro bem e mal humorado (1996);
MPB A história de um século (1997).

RENATO PHAELANTE

Renato Phaelante da Câmara, ator, pesquisador, escritor, produtor de rádio e TV, diretor de teatro e compositor, nasceu no Recife. Tem vários trabalhos publicados em revistas e jornais sobre a discografia da música popular brasileira e sua importância sociocultural, política e econômica. É autor dos livros Fragmentos da história da Rádio Clube de Pernambuco; Capiba, é frevo meu bem, prêmio Funarte 1985, em parceria com o jornalista Aldo Paes Barreto, entre outros. Há 25 anos produz o programa Memória de Nossa Gente, levado ao ar pela Rádio Universitária FM. Há 35 anos atua no Teatro de Amadores de Pernambuco, como ator e diretor de peças. Como ator, participou de filmes nacionais, a exemplo de Parahyba mulher macho e outros, de mostras de vídeo e de um especial para a Rede Globo intitulado Os meninos do Recife. É pedagogo e pós-graduado em História de Pernambuco pela Universidade Federal de Pernambuco.

PILOTO (FAUSTO LUIZ MACIEL)

Filho de Muniz, irmã de Luiz Gonzaga, nascido no Ceará, começou a acompanhar Gonzaga no ano de 1975. Sua primeira gravação com o tio foi no disco Capim Novo, em 1976. Participou em inúmeros trabalhos e viagens do tio como zabumbeiro, motorista e secretário. A partir de 1980 seguiu acompanhando Luiz Gonzaga em todos os seus trabalhos, até o ano de seu falecimento, em 1989. Atualmente mora em Petrolina/PE.

SILVÉRIO PESSOA

Silvério Pessoa nasceu em Carpina, zona da Mata Norte de Pernambuco. Sua formação musical foi a programação das rádios do interior, sua mãe, ex-professora de acordeon, e sua avó, freqüentadora assídua dos programas de auditório do Recife, nas décadas de 40 e 50. 
A música de Silvério é uma síntese das canções da Zona da Mata, Agreste e Sertão, e a sonoridade e atitude dos jovens dos Centros Urbanos, envolvidos com o rock, hip-hop, punk e os novos sons que chegam e são absorvidos pelas tradições. Com o Cascabulho, banda que formou em 1994, fez turnês pelo Canadá, EUA e Berlim. Participou do Free Jazz, de 03 versões do Festival Abril pro Rock e recebeu, como compositor, o Prêmio Sharp de Música em 1999, categoria Regional. Após sua saída da banda, Silvério desenvolveu um trabalho com base na música de Jacinto Silva (exímio cantador de coco), lançando no Brasil em 2001 o cd Bate o mancá – O povo dos canaviais. Seguem-se Batidas urbanas – projeto Micróbio do frevo (2003); Cabeça elétrica, coração acústico (2005).

JOSÉ MANOEL DE LEMOS

Natural de Sanharó-PE, vive no Recife desde 1975. Trabalha na Caixa Econômica desde 1976.  É graduado em Sociologia e sua monografia de conclusão de curso se chama O forró. Pós-graduado em Gerenciamento de Cidades. Convive com a música desde criança – aos 10 anos tocou em banda de música e na orquestra de frevos de sua cidade natal.  Gosta de vários gêneros musicais – choro, frevo, jazz, blues, samba, rock, MPB, música de concerto etc, mas sua principal paixão é o forró. Realiza pesquisas na área musical e colaborou com os artistas Silvério Pessoa (e o Cascabulho), Maciel Melo, Targino Gondim e outros. Como palestrante participou do Fórum do Forró de Aracaju, Jornadas Jacksonianas (Fundação de Cultura do Recife, 2008), 1º Festival Internacional da Sanfona em Juazeiro da Bahia. Participou de programas sobre forró em emissoras de rádio do Recife (Rádio Clube de Pernambuco, Rádio Folha), Campina Grande (Rádio Caturité, Campina FM). Concedeu entrevistas a diversos jornais sobre Jackson do Pandeiro. 


Memorial Luiz Gonzaga
Pátio de São Pedro, casa 35
Bairro de São José – Recife
Fones: (81) 3355-3155 / 3154

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí: