Quem Somos

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
O Blog Educar com Cordel é editado pelo poeta e escritor Paulo Moura, Professor de História e Poeta CORDELISTA. Desenvolve o projeto EDUCAR COM CORDEL que visa levar poesia e literatura de cordel para as salas de aula, ensinando como surgiu a Literatura de Cordel, suas origens, seus estilos, suas heranças. O Projeto Educar com Cordel é detentor do Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel do MINC (Ministério da Cultura).

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

CORDEL EM TODO CANTO



A Literatura de Cordel tem se tornado, a cada dia, uma ferramenta de valorização e afirmação da cultura nordestina. No ano de 2010 isso ficou evidenciado através da magnitude de grandes projetos realizados pela UNICORDEL, levando a poesia para as cidades do interior (a exemplo da foto acima, em Taquaritinga) e, através da inserção da poesia de Cordel na Sala de Aula, o reconhecimento desta arte pela classe política, a saber, os Deputados Estaduais de Pernambuco, no qual fizeram uma justa homenagem a alguns vultos Pernambucanos, onde foram escritos, para cada um, um folheto de cordel falando de suas vidas e suas carreiras.
A culminância desta ação se deu na Assembleia dos Deputados, ano passado, onde eu e o poeta Edgar Diniz recitamos algumas poesias para deleite dos presentes àquela casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí: