Quem Somos

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
O Blog Educar com Cordel é editado pelo poeta e escritor Paulo Moura, Professor de História e Poeta CORDELISTA. Desenvolve o projeto EDUCAR COM CORDEL que visa levar poesia e literatura de cordel para as salas de aula, ensinando como surgiu a Literatura de Cordel, suas origens, seus estilos, suas heranças. O Projeto Educar com Cordel é detentor do Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel do MINC (Ministério da Cultura).

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

VOCÊ CONHECE A UNICORDEL?

Por Daniella Almeida (assessora de imprensa da Unicordel)
Unicordel - História e Trajetória




Unicordel - História e Trajetória

Fundada em 2005, a União dos Cordelistas de Pernambuco, Unicordel, é um movimento de promoção e defesa da poesia popular. É composto por poetas, declamadores, folheteiros, editores e pesquisadores de várias regiões do Estado. Suas ações preza pela retomada da oralidade do cordel apresentado através de recitais em mercados públicos, escolas, universidades, bares , restaurantes e eventos culturais.
O grupo também ministra oficinas, palestras e debates sobre a poesia popular nordestina. Integram a União nomes como Adiel Luna, Altair Leal, Cícero Lins, Davi Teixeira, Daniella Almeida, Felipe Júnior, Gerson Santos, Geraldo Valério, João Campos, José Augusto (Lampião), José Evangelista, José Honório, Luiz Esperantivo, Meca Moreno, Mauro Machado, Paulo Moura, Severino Melo, Marcelo Soares, Alice Amorim e Pedro Américo. A presença feminina também é forte com as cordelistas Mariane Bigio, Lourdes Alves, Madalena Castro, Neluce Vanessa, Susana Morais Daniella Almeida, Ângela Paiva e Erica Montenegro.
Dessa heterogeneidade, a produção poética dos integrantes da Unicordel apresenta temáticas diversificadas, contemplando cerca de 600 títulos focados em temas políticos, imaginário sertanejo, religião, meio ambiente, atualidades, históricos, biográficos, culturais, críticos sociais, entre vários outros.

Em seus três anos de existência, a Unicordel firma-se como referência cultural no Estado, tendo a mesma lançado e participado de vários projetos em prol da poesia popular, como o lançamento do CD "Cordas e Cordéis" (2006 / 2007); Recital de abertura dos festejos juninos do Recife (2005/2006/2007), Pátio de São Pedro; Recital Assembléia Legislativa de Pernambuco (2006/2007/2008); Recital Cordel em Cantoria(Olinda e Palmares), Festival de Literatura do Recife (2005/2006/2007), Bienal Internacional do Livro de Pernambuco (2005); Fliporto(2007), Recitais Quintas de Cordel( Bar Caboclo de Lança) , festa carnavalesca Cordel em Folia (2006/2007/2008); Festival de Inverno de Garanhuns (2007/2008), Festival Pernambuco Nação Cultural de Taquaritinga do Norte, entre outros.
Diante das conquistas, a cada ano a Unicordel atrai mais adeptos, admiradores e parceiros para a concretização de suas atividades. Os serviços e produtos de destaque oferecidos pela Unicordel são:
  • Folhetos de cordel- mais de 600 títulos com temas e assuntos variados.
  • Xilogravuras- impressas em papel, camisas, cerâmicas, etc.
  • CD Cordas e Cordéis- com músicas e poesias em áudio dos integrantes do grupo.
  • Recital poético-musical- declamação de poesia popular em bares, escolas, restaurantes, congressos, etc.
  • Palestras sobre o cordel na educação- apresentação das formas de  inserção do cordel na aula de aula.
  • Oficinas de literatura de cordel- aulas de construção e elaboração de folhetos e produtos de cordel.
Biografia e histórico de alguns integrantes:
 JOSÉ HONÓRIO – Idealizador e um dos principais articuladores da Unicordel, José Honório é cordelista desde 1984. Destaca-se pelo pioneirismo da utilização dos recursos da informática a serviço da poesia popular. Conhecido como cordelista cibernético, o poeta ver a internet como uma importante ferramenta de construção e divulgação de suas poesias. Já publicou cerca de 50 títulos e além de declamador, participa e realiza várias palestras sobre poesia popular, tendo o mesmo feito uma turnê pela Suíça em 2005, em ocasião da feira La Fureur de Lire, em Genebra. Também apresentou trabalhos em Zurique, Bern, Lausanne, Losone, Locarno, Yverdon e Basel organizado pelo Centro Cultural da Língua Portuguesa e Brasileira.
 ALTAIR LEAL FERREIRA – Natural de Limoeiro, Pernambuco, Altair leal, é um dos coordenadores da Unicordel. Poeta-declamador, cordelista e facilitador de oficinas de literatura de cordel, ele também é integra a Academia de Letras e Artes de Paulista e o grupo Invenção da Poesia do Recife. Seus cordéis caracteriza-se por temáticas irreverentes e de alerta a população como o Cordel de Combate a Dengue , Falas do Povo, Cordel da Água - Preservar Pra Não Faltar, Cordel do Leite Materno, entre vários outros.
 FELIPE JÚNIOR – Natural da Paraíba, e criado em São José do Egito, Pernambuco. Defende o cordel como um importante instrumento pedagógico. Poeta-declamador é autor de diversos folhetos de cordel e do livro RELICÁRIO, que reúne poemas construídos dentro da estética da poesia popular.

 MECA MORENO – Nascido na cidade de Palmares, Pernambuco, é um dos ativos colaboradores da Unicordel. Poeta e estudioso da poesia popular, constantemente é chamado para palestras e oficinas de cordel e outras vertentes da poesia nordestina. É autor do livro Giramundo – O Expectador do Fim & Gêneros da poesia Popular.
 PAULO MOURA – Pesquisador do cangaço e cordelista, procura unir em seus versos as duas paixões. Em seus poemas são comuns as referências ao universo do banditismo rural nordestino ligado a figura de Lampião. Seu interesse no cangaço levou o poeta a escrever um livro em versos sobre o assunto que será lançado em breve.

ALLAN SALES – Na Unicordel atua no acompanhamento musical dos recitais e realiza oficinas de cordel. Cantor, músico, compositor e poeta, começou como cordelista em 1997 e já tem publicado cerca de 300 folhetos. Seu é destaque em concursos e circuitos musicais em todo o Estado.
 SUSANA MORAIS – Jovem cordelista integra a ala feminina da Unicordel. Iniciou como cordelista em 2006 e já conta com cerca de 10 folhetos publicados, dentre eles: Sombras do Cangaço, Consciência Negra, Festejos Juninos, entre outros.
MAURO MACHADO – Cordelista nascido em Brasília e radicado no Recife. Tem inúmeros cordéis publicados: O Matuto no Shopping, O Pife Encantado, O Exemplo do Ladrão de Galinhas que Botou um Ovo e O Encontro do Capitão Nascimento com Lampião no Inferno.
CÍCERO LINS –  Natural de Olinda, o poeta Cícero Lins têm publicado cerca de 80 folhetos de cordel. Seu universo é explorar temáticas irreverentes como A Rola Misteriosa, O Pijama Suspeito entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí: