Quem Somos

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
O Blog Educar com Cordel é editado pelo poeta e escritor Paulo Moura, Professor de História e Poeta CORDELISTA. Desenvolve o projeto EDUCAR COM CORDEL que visa levar poesia e literatura de cordel para as salas de aula, ensinando como surgiu a Literatura de Cordel, suas origens, seus estilos, suas heranças. O Projeto Educar com Cordel é detentor do Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel do MINC (Ministério da Cultura).

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Cordel em Folia - Informativo da prévia (dia 26.02)

Prezados(as),
Pedimos sua parceria na divulgação deste evento cultural
Grato
José Honório da Silva - Presidente da União dos Cordelistas de Pernambuco-UNICORDEL

FREVO ENCONTRA O CORDEL NO CARNAVAL DO RECIFE 
Cordel em Folia anima os foliões recifenses na Praça do Arsenal
 
Dentre as inúmeras prévias carnavalescas que acontecem neste final de semana que antecede ao carnaval, destaque-se o Cordel em Folia, uma iniciativa dos poetas da União dos Cordelistas de Pernambuco-Unicordel, que propõe a mistura do imaginário do cordel com as referências culturais do carnaval do nosso estado. A irreverência dos versos dos cordelistas se junta à efervescência do frevo de rua da Orquestra 100% Metal e ao lirismo do Bloco Cordas e Retalhos.

A festa acontece neste sábado, dia 26 de fevereiro, a partir das 15 horas, na Praça do Arsenal (Recife Antigo), defronte ao Teatro Mamulengo, com acesso gratuito a todo folião que deseje participar deste encontro regado a frevo, poesia e muita animação.

Nesta sua sexta edição, como sempre faz, o Cordel em Folia presta homenagens a pessoas e entidades de relevância para a cultura popular nordestina. Serão homenageados o escritor paraibano Orlando Tejo, autor, dentre outros, do livro “Zé Limeira, o poeta do absurdo”, o passista José Bandeira de Moura (Passista José), muito conhecido e querido pelos que participam dos blocos do Recife, falecido o ano passado, e a Editora Coqueiro, que em 2011 completa vinte anos dedicados à publicação de folhetos de cordel, iniciativa exitosa do jornalista Ivan Maurício e que vem sendo conduzida por Ana Cely Ferraz e Igor Santos.

As atrações:

Poetas da Unicordel: A União dos Cordelistas de Pernambuco-UNICORDEL, e uma entidade que congrega poetas e admiradores da poesia popular e que desde 2005 realiza as mais diversas atividades culturais voltadas para o fortalecimento e a divulgação do cordel e expressões afins, como o repente, a embolada, o aboio, o samba de maracatu e a xilogravura, destacando-se a realização de recitais, palestras, e oficinas.

Orquestra Usina do Frevo 100% Metal: Fundada no dia 25 de fevereiro de 2005 pelo atual maestro Célio Roberto, já participou de inúmeros eventos com artistas pernambucanos consagrados, a exemplo de Silvio Botelho, Tito Lívio, Nono Germano,  Ed Carlos, dentre outros. Do seu histórico constam apresentações na Festa da Lavadeira, Abertura do carnaval da Fundarpe em Olinda, saída com agremiações da Federação Carnavalesca da Cidade do Recife, O Muriçoca do Miramar na Paraíba e vários eventos na cidade do Paulista. É composta por 30 músicos.

Bloco Lírico Cordas e Retalhos: Foi  fundado em 1998 e participou pela primeira vez do Carnaval em 1999, no Encontro de Blocos do Recife Antigo e em Olinda.  A  sugestão para o nome e a composição que se tornou o hino do bloco são de autoria da professora e psicóloga Conceição Rocha. As cores oficiais, vermelho e branco e o nome do bloco faz referência às “cordas” dos instrumentos que compõem a orquestra, caracteristicamente chamada de Pau e Corda (violões, banjos, cavaquinhos, bandolins, além dos instrumentos de sopro e percussão e das vozes do coro feminino), enquanto os “retalhos” simbolizam a multiplicidade de formas, cores, sensações e sentimentos que afloram no carnaval (metáfora usada por compositores como Levino Ferreira, em “Retalhos de Saudade”; e Romero Amorim, em “Retalhos de Felicidade”, composta em homenagem ao bloco, gravada em CD pela Fundação de Cultura do Recife e  lançada para o Carnaval de  2001).


Os homenageados:

Orlando Tejo: Nasceu em 1935, na cidade de Campina Grande, PB. Bacharel em Direito, poeta, ensaísta, jornalista, folclorista, professor. Colaborou em inúmeros jornais, destacando-se: Dário da Borborema, Campina Grande, Jornal do Commércio, Recife, Diário de Pernambuco, Recife, Correio Braziliense, Brasília, entre outros. Escreveu vários livros,  dentre os quais: Zé Limeira – Poeta do Absurdo, (ensaio), A hora e a vez do jumento, (teatro) e As noites do Alvorada (poesia). Tem textos, crônicas, poemas, crítica literária, dispersos em vários jornais e revistas no Brasil e no exterior. Alguns poemas seus foram musicados por grandes interpretes da música popular brasileira, a exemplo de Flávio José, Zé Ramalho e Fagner. Sobre seu livro Zé Limeira – Poeta do Absurdo, afirmou José Américo de Almeida, “o poeta Orlando Tejo expõe uma matéria nova para ser analisada pela crítica moderna”.

José Bandeira de Moura: Morador do bairro da Boa Vista, Recife, o Passista José ou Zé do Passo, como era chamado, foi uma das figuras mais emblemáticas e conhecidas dos que fazem o carnaval recifense. Com suas fantasias, nunca repetidas, estava sempre presente nos acertos de marcha e nos desfiles dos blocos líricos, com seu jeito todo especial de dançar, entrecortado de mesuras, saracoteios, rodopios e pantomimas. Nasceu em Limoeiro-PE e faleceu no Recife, no dia 20.08.2010.

Editora Coqueiro: Foi fundada em 1991, em Olinda, Pernambuco, com a seguinte missão:
- Editar folhetos da Literatura de Cordel.
- Editar livros sobre a Cultura Popular no Nordeste.
Atualmente, a Editora Coqueiro está localizada no Recife, no bairro de Campo Grande, tendo ao longo desses vinte anos publicado centenas de títulos de cordel, bem como livros e outros produtos culturais, sendo a mais antiga editora de cordel em atividade no nosso estado e

*********

Serviço:
Evento: Cordel em Folia – Ano VI
Data: 26 de fevereiro de 2011
Hora: A partir das 15 horas
Local: Teatro Mamulengo – Praça do Arsenal – Bairro do Recife
Atrações: Poetas da Unicordel, Guerreiros do Passo, Orquestra Usina do Frevo 100% Metal e Bloco Lírico Cordas e Retalhos
Acesso: Gratuito (mas haverá venda de camisas da troça, ao preço de R$ 10,00)
Realização: União dos Cordelistas de Pernambuco-UNICORDEL
Contato: unicordel@gmail.com ou pelos fones (81)-8629-2371/ 3441-1326

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí: