Quem Somos

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
O Blog Educar com Cordel é editado pelo poeta e escritor Paulo Moura, Professor de História e Poeta CORDELISTA. Desenvolve o projeto EDUCAR COM CORDEL que visa levar poesia e literatura de cordel para as salas de aula, ensinando como surgiu a Literatura de Cordel, suas origens, seus estilos, suas heranças. O Projeto Educar com Cordel é detentor do Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel do MINC (Ministério da Cultura).

quinta-feira, 3 de março de 2011

DEDÉ E GONGA: QUEM É O MAIS RUIM? - Um texto do Poeta Felipe Junior

Depois do sucesso que foi o soneto AS QUATRO VELAS, do mestre incomensurável Dedé Monteiro, recebi ontem, através do genro de Dedé, Alexandre (também poeta), uma obra que, tenho quase certeza, fará o mesmo sucesso que esse soneto. A obra vem da vertente de Dedé, Gonga Monteiro, seu irmão e grande poeta: OS QUATRO BÊBADOS.

Já deixando o convite: Gonga Monteiro, fará o lançamento do seu livro, Vida & Versos, no dia 02 de abril (resquícios do Dia da Mentira) no Mercado da Madalena a partir das 12h.

A “ruindade” de Gonga se compara a simplicidade de Dedé – ou é o contrário? Bem, o certo é que quem ganha com isso tudo somos todos nós, ouvintes, poetas e amantes desses malassombrados da bixiga lixa.

Segue essa jóia que não é rara, pois tudo que vem de Gonga é sensacional:

OS QUATRO BÊBADOS

Quatro bêbados bebiam numa mesa,
E falavam da vida e tudo em fim.
O primeiro dizia: “Eu bebo assim,
Pra poder afogar minha tristeza”…

O segundo, engolindo uma de gim,
Diz: “a cana é quem faz minha defesa…
Se não fosse a bebida, essa beleza,
Minha vida seria muito ruim!

O terceiro, morrendo de ressaca,
Diz: eu sinto a matéria muito fraca,
Vou parar de beber essa semana!

Grita o outro: “não faça essa desgraça,
Mande abrir mais um litro de cachaça
Que é pra gente morrer bebendo cana!

Gonga Monteiro
Tabira, 18/02/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí: