Quem Somos

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
O Blog Educar com Cordel é editado pelo poeta e escritor Paulo Moura, Professor de História e Poeta CORDELISTA. Desenvolve o projeto EDUCAR COM CORDEL que visa levar poesia e literatura de cordel para as salas de aula, ensinando como surgiu a Literatura de Cordel, suas origens, seus estilos, suas heranças. O Projeto Educar com Cordel é detentor do Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel do MINC (Ministério da Cultura).

sexta-feira, 1 de abril de 2011

HISTÓRIA TAMBEM É CULTURA

HISTÓRIA DO CINEMA SÃO LUIZ

O local onde hoje está erguido o Cinema São Luiz foi inicialmente ocupado pelo Templo Protestante, vulgarmente conhecido como Igreja dos Ingleses, construído em 1838, numa das extremidades da antiga Rua Formosa, atual Avenida Conde da Boa Vista. Logo após a construção da Igreja, a antiga Rua Formosa, iniciada com os aterros “Aurora-Hospício”, começou a ser estendida, alcançando a Soledade e finalmente chegando ao Mercado do Derby (1899). A Rua, antes pequena e estreita, arrematou um dos mais importantes eixos de expansão urbana da cidade, e passou a assumir a denominação de Avenida Conde da Boa Vista em 1840.

A Igreja dos Ingleses situava-se à cabeceira da antiga ponte da “Maxambomba” e precedia em quase meio século a construção da mesma (1884). No século XX, com a chegada de inovações nos transportes urbanos, como os automóveis e os bondes elétricos, as antigas “maxambombas” e os bondes de burro foram sendo paulatinamente substituídos e a ponte entrou em declínio, desaparecendo provavelmente no ano de 1915. Apenas em 1943 o Recife pode retomar uma de suas principais artérias urbanas através da construção da Ponte Duarte Coelho, ligando o bairro de Santo Antônio à Conde da Boa Vista.  

O imponente Edifício Duarte Coelho, que abriga o Cinema São Luiz, foi construído no esteio da construção da ponte de mesmo nome, que representou para a cidade uma fase de grandes inovações urbanas, com a construção da Avenida dos Guararapes. O edifício conta com 13 pavimentos, dos quais os quatro primeiros são ocupados pelo Cinema São Luiz e por uma série de estabelecimentos comerciais, sendo os demais andares destinados a uso residencial. O cinema contava com poltronas de madeira, revestidas de estofado vermelho, e chegava a comportar 1.340 assentos.

O Cinema São Luiz era nesta época, e continua a ser, o mais requintado cinema do Recife. Esse requinte pode ser observado na notável qualidade de seu acabamento arquitetônico e na amplitude do imóvel, que conta com: sistema de refrigeração; pinturas e alto-relevos remetendo a trabalhos feitos a ouro; ambientes revestidos de mármore e madeira nobre; e luminárias, grades e esquadrias de bronze. 

Apesar de ofuscada pela morte do então governador de Pernambuco, Agamenon Magalhães, as luxuosas instalações e os modernos equipamentos de exibição fizeram da inauguração do São Luiz um dos maiores eventos sociais da década de 50. Apenas rapazes e moças muito bem vestidos circundavam os corredores luxuosos do então maior cinema pernambucano. Em sua sessão inaugural, no dia 06 de setembro de 1952, foi exibida a produção norte-americana “O Falcão do Mares”, estrelada por Gregory Peck.

O cinema, famoso por sua imponência, está assim descrito no processo de tombamento da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe):

“O vestíbulo externo de acesso ao Cinema conta com duas bilheterias e pé direito duplo, enfatizando, assim, sua monumentalidade, que é também ressaltada pela existência das vistosas galerias que envolvem grande parte do edifício. O acesso ao cinema acontece por meio de esquadrias de vidro, que dão acesso a um hall principal com rico tratamento arquitetônico, à base de materiais nobres tais como o mármore, vidros espelhados e bronze, enfatizando, assim, o luxo das funções ali instaladas. Neste ambiente o piso e as paredes são revestidos de mármore branco; as esquadrias e portas são de madeira fosca; nas paredes laterais são fixadas grandes lâminas de espelhos em tom cobre e de frente um belíssimo painel de Lula Cardoso Ayres; as luminárias e barras de proteção da esquadria de acesso e do painel de Ayres são fabricadas originalmente em bronze; e os sanitários que, originalmente, eram revestidos em azulejo preto, (...) O interior do cinema é decorado com pinturas e trabalhos em alto-relevo em tons dourados, vermelhos e esverdeados, inclusive no teto, e painéis laterais que remetem a trabalhos feitos a ouro. (...) A decoração conta ainda com brasões espelhados, dispostos de par em par”.

O projeto original é de engenheiros, arquitetos e decoradores pernambucanos: Américo Rodrigues Campello, Maurício Coutinho, Oscar Dubeux Pinto, Lula Cardoso Ayres e Pedro Correia de Araújo.

Depois de funcionar ininterruptamente por 55 anos, em janeiro de 2007 o Grupo Severiano Ribeiro, então proprietário, fechou as portas do Cinema São Luiz sob alegação de que as exigências de mercado inviabilizavam seu funcionamento. Em inícios do mesmo ano, as Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso) deram início à reforma do imóvel de modo a adaptá-lo para funcionamento de um centro cultural. A idéia da Aeso era manter as características físicas intrínsecas ao edifício. No entanto, em março de 2008, e após um gasto de mais de 400 mil reais, a instituição informou a desistência no empreendimento, deixando parte da reforma sem ser finalizada.

O Cinema São Luiz está localizado no trecho da Rua da Aurora tombado pelo Estado através do Decreto no. 10714 de 09.09.85. Apesar disso, apenas a fachada do edifício onde se encontra o cinema está protegida pelo decreto mencionado. Em 2006, a Fundarpe deu início ao processo de tombamento do imóvel, contemplando o térreo do Edifício Duarte Coelho, exterior e interior, onde o cinema está situado, e todos os integrantes do cinema tais como: elementos construtivos, de ambientação, mobiliário, maquinário, etc.

A partir do tombamento do Cinema, a Fundarpe transforma o São Luiz num equipamento cultural voltado para a preservação e difusão do audiovisual, em especial o cinema pernambucano. A Fundarpe, além de trazer de volta o cinema de rua em seu melhor estilo, restaurado segundo projeto arquitetônico original, com sessões a preços populares, traz ainda uma faceta formativa, fazendo do São Luiz também um cine-escola. 

Fonte: Processo de tombamento do Cinema São Luiz/ Diretoria de Preservação Cultural – FUNDARPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí: