Quem Somos

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
O Blog Educar com Cordel é editado pelo poeta e escritor Paulo Moura, Professor de História e Poeta CORDELISTA. Desenvolve o projeto EDUCAR COM CORDEL que visa levar poesia e literatura de cordel para as salas de aula, ensinando como surgiu a Literatura de Cordel, suas origens, seus estilos, suas heranças. O Projeto Educar com Cordel é detentor do Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel do MINC (Ministério da Cultura).

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

UBE na FLIPORTO


A partir da próxima 6ª feira, dia 11 de novembro, até a 3ª feira, dia 15 de novembro, a União Brasileira de Escritores estará sediada na chamada 'Casa da UBE', em programação associada à Fliporto 2011, na Cidade das Letras, no Sítio de Seu Reis, no bairro do Carmo, em Olinda. O espaço será inaugurado oficialmente na 6ª feira, 11 de novembro, com pronunciamentos dos escritores Alexandre Santos, presidente da UBE, Antônio Campos, curador da Fliporto, e Eduardo Côrtes, produtor executivo da Fliporto, e com apresentação do vocal 'Vozes da Casa Rosada', sob a batuta da maestrina Ruby Jean (clique aqui e conheça a programação na íntegra). Após a instalação da Casa Rosada, os presentes se dirigirão para a tenda principal, onde acompanharão a solenidade de abertura da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto). Outras informações sobre a Fliporto 2011 podem ser obtidas através do site www.fliporto.net.

Casa da UBE homenageia Mauro Mota. Em mesa presidida por Cyl Gallindo programada para as 19h00 do domingo, dia 13 de novembro, o poeta Marcus Accioly, presidente do Conselho Estadual de Cultura, vai proferir a palestra ‘Mauro Mota – o poeta e seu tempo’.
Fátima Quintas fala sobre Amaro Quintas. No sábado, dia 12 de novembro, em sessão programada para às 18h00, a União Brasileira de Escritores prestará homenagem ao centenário de Amaro Quintas, com palestra da acadêmica Fátima Quintas.
O legado de Gilberto Freyre segundo Sônia Freire . Em mesa com a participação de Alexandre Santos e Antônio Campos às 19h00 da 2ª feira, dia 14 de novembro, a acadêmica Sônia Freyre falará sobre Gilberto Freyre e seu legado.
Abreu e Lima na Casa da UBE. No domingo, dia 13 de novembro, em sessão coordenada pela secretária municipal de cultura de Olinda, Márcia Souto,  com início previsto para as 17h00, a Casa da UBE vai debater 'Abreu e Lima: o general de Bolivar' com a participação dos professores Vamireh Chacon, Nilzardo Carneiro Leão e Adriano Marcena.
Carlos Newton Jr. fala sobre obra de Ariano Suassuna. Na 2ª feira, dia 14 de novembro, em sessão cujo início está programado para às 11h00, o professor Carlos Newton Jr. vai proferir a palestra 'A Pedra do Reino – 40 anos', sobre a obra de Ariano Suassuna.

Neilton Limeira coordena programa do curso de letras da FOCCA. No sábado, dia 12 de novembro, em sessão programada para às 09h30, a Casa da UBE vai apresentar programa do curso de letras da FOCCA, sob coordenação do professor e crítico literário Neilton
Limeira.


Presidentes conversam sobre atuação das entidades literárias. No sábado, dia 12 de novembro, em sessão coordenada pelo escritor Cássio Cavalcante com início previsto para as 16h00, a Casa da UBE vai apresentar debate sobre a importância das entidades literárias com a participação dos presidentes Waldênio Porto, da Academia Pernambucana de Letras, Manoel Neto Teixeira, da Academia Olindense de Letras, Ana Maria César, da Academia de Letras e Artes do Nordeste, e Eduardo Gosson, da UBE-RN, sobre a atuação das entidades literárias.

Casa da UBE discute o desafio das editoras alternativas. Em encontro programado para as 11h00 do sábado, dia 12 de novembro, em mesa redonda mediada pelo acadêmico Melchíades Montenegro, os editores Salete do Rego Barros, Luciana Araújo e Lourdes Nicácio vão falar sobre ‘o desafio das Editoras alternativas’.
Cordel - meios e linguagem. Em debate programado para as 14h30 do domingo dia 13 de novembro, com mediação de Suzana Moraes, os poetas Meca Moreno e Paulo Moura vão falar sobre ‘Cordel – meios e linguagem’.
Isaac Sete Cordas apresenta show. Em sessão programada para as 21h00 da 2ª feira, dia 14 de novembro, o violonista Isaac Sete Cordas vai apresentar o show ‘Poesia & Música’ com poemas de autores pernambucanos.
Francisco Mesquita a frente da programação da FUNESO. No domingo, dia 13 de novembro, em sessão programada para às 10h00, a Casa da UBE vai apresentar programa do curso de letras da FUNESO, sob coordenação do professor e crítico literário Francisco Mesquita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí: