Quem Somos

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
O Blog Educar com Cordel é editado pelo poeta e escritor Paulo Moura, Professor de História e Poeta CORDELISTA. Desenvolve o projeto EDUCAR COM CORDEL que visa levar poesia e literatura de cordel para as salas de aula, ensinando como surgiu a Literatura de Cordel, suas origens, seus estilos, suas heranças. O Projeto Educar com Cordel é detentor do Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel do MINC (Ministério da Cultura).

terça-feira, 27 de outubro de 2009

A Literatura de Cordel


O Cordel no Nordeste Brasileiro
A HERANÇA CULTURAL

Na época de sua colonização os Sertões nordestinos,- graças ao seu distanciamento dos grandes centros urbanos e ao total abandono dispensado pelos governos, onde o Coronel proprietário de enormes levas de terras ditava as leis e o modo de vida daquela sociedade, - foram o cenário ideal no qual talhou e fez surgir o homem valente e determinado e, porque não dizer, predestinado a uma história de lutas e inssurreições. Nele, a figura do valentão é peça primordial e atributo necessário à sua sobrevivência. É comum vermos também, como coadjuvante deste tipo nordestino, o fanático religioso que, relegado a tanta fome, sede e abandono resvalou para a aceitação do seu destino com ser predestinado ao sofrimento. Tudo isso graças aos ensinamentos dos primeiros representantes das igrejas que vieram inculcar na mente do nativo sertanejo a força da vingança da justiça divina.
Apesar da herança forte que o homem sertanejo herdou dos seus antepassados, sejam eles índios, negros ou os brancos de além-mar, foi-lhes também deixados a herança cultural da narrativa poética. Nesse espaço, o homem nordestino absorve do colonizador europeu a poesia e a prosa transformado em discurso em meio às multidões onde alí se estaria narrando, a modo de reportagem, algum feito heróico, alguma novidade espetacular, enfim, alguma informação de interesse público. Embora se saiba que, com frequência, estes discursos poéticos eram quase sempre relatando algum feito heróico ou algo espetacular.
No Sertão esta atividade era exercida, na maioria das vezes, pelos cegos cantadores de feira que sempre traziam, não se sabe de onde, as novidades e os feitos de bandos de cangaceiros que empestavam aquela região.

A CHEGADA DO CORDEL NO NORDESTE

O ano de 1830 é considerado historicamente, o ponto de partida da poesia popular nordestina. Tendo como seus primeiros divulgadores os poetas Ugolino de Sabugi e seu irmão Nicandro, filhos do não menos famoso Agostinho Nunes da Costa Teixeira. Estes, os primeiros cantadores da poesia de pé de parede e dos contos que se faziam acompanhar com o repique da viola, da rabeca, do pandeiro ou até mesmo do ganzá.
Contudo, o movimento editorial do cordel teve início em meados de 1893/1900 e seus maiores divulgadores foram: Leandro Gomes de Barros, de Pombal; Silvino Pirauá, de Patos; Francisco das Chagas Batista, de Teixeira; e João Martins de Ataide, Ingaense.
Nessa época, a literatura de cordel,- que é bom que se acrescente, Poesia, narrativa, popular, impressa – se transformou na coqueluche do nordeste, alcançando quase todos os estados nordestinos em particular e os de todo o país, de certa forma.

9 comentários:

  1. Eita dois poetas arretados! Cabras bom mesmo. Amei a iniciativa, tenho certeza de que a educação no Brasil só tema lucrar com a introdução do Cordel nas escolas. Viva a vocês dois! Viva o Cordel! Viva a cultura nordestina!!! PARABÉNS MENINOS!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns queridos.Excelente iniciativa. Vou colocar no campus, EU INDICO do meu blog.
    http://daniellalmeida.wordpress.com
    bjs mil

    ResponderExcluir
  3. Eu aqui vou lhes louvando
    Quem põe versos no papel
    Edgar com Paulo Dunga
    Eu aqui vou menestrel
    a Saudar meus companheiros
    Nesta luta são guerreiros
    Educando com cordel

    ALLAN SALES

    ResponderExcluir
  4. Abraços, queridos! Pra vcs, meus parabéns em forma de verso, Claro!

    Parabéns ao dois poetas
    Que dedicados estão
    A levra nosso cordel
    Pra toda população
    Que o estudantes goste
    E no cordel ele aposte
    Pelo bem da educação...

    ResponderExcluir
  5. Deleta a anterior... Não vi os erros! KKKKK
    Abraços, queridos! Pra vcs, meus parabéns em forma de verso, Claro!

    Parabéns aos dois poetas
    Que dedicados estão
    A levar nosso cordel
    Pra toda população
    Que o estudante goste
    E no cordel ele aposte
    Pelo bem da educação...

    ResponderExcluir
  6. Êita povo bom da gôta.. é isso aí rapaziada! vamos valorizar o que é nosso!

    Parabens pra nós!!

    ResponderExcluir
  7. Persistência e coragem
    são atributos morais
    uns têm pouco, outros têm mais
    só alterando a dosagem...
    no tempo da estiagem
    a descrença faz mister
    uns têm força, outros têm fé
    alguns desistem da vida
    Não julgue a causa perdida
    Enquanto uma chance houver...

    Quando um coelho se sente
    por um falcão perseguido
    escapa, meio perdido,
    sentido o risco eminente
    desvia o que vê na frente
    procurando onde estiver
    um esconderijo qualquer
    que possa lhe dar guarida
    Não julgue a causa perdida
    Enquanto uma chance houver...

    (PAULO MOURA)

    ResponderExcluir
  8. boa iniciativa, parabens, gostaria de ter a oportunidade de levar vcs para uma escola em que ensino, no bairro de peixinhos, as escola é particular, porem pequena. um abraço pra vcs, estudei com paulo na funeso, ele me emprestou um de seus livro, o cangaço, pra mim fazer um trabalho.

    parabens e muito sucesso pra vcs!!!!

    ResponderExcluir
  9. caraca seu blogspot e maneiro adorei ass thayrine do dom vital junto com roger da sala do 1 ano f

    ResponderExcluir

Comenta aí: