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Recife, Pernambuco, Brazil
O Blog Educar com Cordel é editado pelo poeta e escritor Paulo Moura, Professor de História e Poeta CORDELISTA. Desenvolve o projeto EDUCAR COM CORDEL que visa levar poesia e literatura de cordel para as salas de aula, ensinando como surgiu a Literatura de Cordel, suas origens, seus estilos, suas heranças. O Projeto Educar com Cordel é detentor do Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel do MINC (Ministério da Cultura).

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Dicas para uma boa leitura






Estudar é o esforço integral de aprender” (Morgan, 1970, p.9)

Antes de mais nada, para se obter sucesso nos estudos, é necessário ser disciplinado. É necessário que o estudante:

Tenha (descubra) tempo para estudar: Organize a vida e por mais sobrecarregada que ela seja, encontre o tempo necessário para o estudo;

Programe a utilização do tempo para o estudo: Elabore uma programação diária, semanal, mensal e, o que é mais importante, cumpra-a;

Prepare e revise as aulas: (Lembre-se de que a aula é o seu momento mais preciso)

A leitura é um processo que envolve algumas habilidades que passam pela:

a)      Identificação das palavras;
b)      Compreensão do texto, sublinhando e destacando as palavras e expressões chaves;
c)      Interpretação do pensamento do autor;
d)      Fixação das idéias;
e)      Reprodução das idéias do autor com as próprias palavras.

A leitura não é simplesmente um deslizar dos olhos pelas letras impressas. Exige movimentos e saltos dos olhos.




REGRAS PARA UMA LEITURA EFICIENTE

a)            Jamais realizar uma leitura de estudo sem um propósito definido;
b)            Reconhecer sempre que cada assunto, cada gênero literário, requer uma velocidade própria de leitura;
c)            Entender o que se lê;
d)            Avaliar o que se lê;
e)            Discutir o que se lê;
f)              Aplicar o que se lê.

TIPOS DE LEITURA

LEITURA PRÉVIA, EXPLORATÓRIA OU DE RECONHECIMENTO:  Trata-se de uma leitura rápida sobre o material bibliográfico que tem por objetivo verificar em que medida a obra interessa à pesquisa.
Examina-se: Folha de Rosto, Os Índices, Lê-se a Introdução e a Conclusão e mesmo as orelhas dos livros.
Com isso se tem uma visão global da obra.


LEITURA SELETIVA: Tem por finalidade selecionar o material que realmente interessa à pesquisa. Para essa leitura, é necessário que o leitor tenha claro em sua mente os objetivos da pesquisa.

LEITURA ANALÍTICA, CRÍTICA OU REFLEXIVA: É feita a partir dos textos selecionados pelas duas leituras anteriores. Tem por finalidade ordenar, esquematizar e resumir as informações mais significativas para a solução do problema da pesquisa.

Em termos práticos, pode-se dizer que uma LEITURA ANALÍTICA segue as seguintes etapas:

a)      Leitura integral da obra para se ter uma visão do todo;
b)      Identificação das palavras-chaves dos parágrafos e das idéias chaves do texto;
c)      Hierarquização das idéias, pela ordem de importância, distinguindo as IDÉIAS PRINCIPAIS das IDÉIAS SECUNDÁRIAS;

LEITURA INTERPRETATIVA: Procura relacionar o pensamento do autor. Essa leitura vai além da leitura analítica, pois o leitor deve fazer ligação com outros conhecimentos. É preciso aqui dizer que a interpretação não pode ser feita a partir apenas de opiniões pessoais. O método e o pequeno conjunto de técnicas práticas aqui expostos prendem-se a um eixo comum: a leitura proveitosa. O estudante que deseja desenvolver-se e mais tarde transformar-se em autêntico trabalhador intelectual, a par da atividade de “estudar para fazer o curso”, tem de se interessar curiosamente por outras fontes de informação que não o livro de texto, habituar-se a ler os autores e suas teorias e, sobretudo, procurar com vontade e persistência respostas aos problemas que ele mesmo levanta. Tem de habituar-se a questionar e verificar por iniciativa própria, para tirar as suas conclusões.

Fonte: http://www.ueg.br/materia/guia-para-uma-boa-leitura

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