Quem Somos

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
O Blog Educar com Cordel é editado pelo poeta e escritor Paulo Moura, Professor de História e Poeta CORDELISTA. Desenvolve o projeto EDUCAR COM CORDEL que visa levar poesia e literatura de cordel para as salas de aula, ensinando como surgiu a Literatura de Cordel, suas origens, seus estilos, suas heranças. O Projeto Educar com Cordel é detentor do Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel do MINC (Ministério da Cultura).

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Cinema São Luiz se prepara para receber oito mostras de audiovisual

03.09.2010 - 15h09

Cinema São Luiz se prepara para receber oito mostras de audiovisual

Mês de setembro inaugura série de festivais que aportam na tradicional sala de exibição. Programação tem início no próximo dia 20, com a Mostra Play The Movie
Mais do que atrair a atenção da população para assistir filmes qualidade a preços populares e abrigar projetos de formação como o Cine Cabeça – voltado para alunos do ensino médio e escolas públicas –, o Cinema São Luiz vem, cada vez mais, ganhando a simpatia de produtores ligados ao audiovisual. De volta às atividades desde o fim de 2009, após reforma feita pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o equipamento figura novamente entre os principais espaços de difusão e realização de festivais na capital pernambucana. E a prova disso é o grande número desse tipo de evento que acontece até o final deste ano: ao todo oito.

Após aprovação de resolução do Conselho Consultivo do São Luiz, ficou acertada a realização dos eventos até dezembro. Entre eles, está o Festival de Vídeo de Pernambuco, realizado pela Fundarpe em parceria com a Prefeitura da Cidade do Recife, e a 3ª Janela Internacional de Cinema do Recife, patrocinada pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura/Audiovisual).

O primeiro evento será a mostra Play The Movie, que acontece entre os dias 20 e 23 de setembro, seguido pela mostra Socine, organizada pela Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, no dia 5 de outubro. O Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici) levará mais de 90 filmes para o público que comparecer ao São Luiz entre os dias 8 e 17 de outubro. O evento contará com lançamentos de filmes nacionais e internacionais, além de atividades mostrando o trabalho de dubladores.

A terceira edição da Janela Internacional de Cinema de Recife também será realizada no Cinema São Luiz. Marcada para ocorrer entre os dias 12 e 20 de novembro, o evento reunirá filmes de todo o mundo, sob a organização da Cinemascópio Produções. Na sequência, ainda haverá o Festival Atual de Cinema (22 de novembro) e o IV Festival do Audiovisual Ação Mulher (22 a 27 de novembro).

“O objetivo da Fundarpe é tornar o cinema um espaço de escoamento da produção independente e valorizar, aqui em Pernambuco, um equipamento capaz de receber mostras e festivais do audiovisual de todo o país”, afirmou a coordenadora de Cinema e Vídeo da Fundarpe, Carla Francine.
De 29 de novembro a 4 de dezembro, será realizada a mostra competitiva do Festival de Vídeo de Pernambuco. E para fechar o calendário, entre os dias 6 e 12 de dezembro, será a vez da 5 ªMostra de Direitos Humanos.

EDITAL – Em breve será lançado o edital do 12º Festival de Vídeo de Pernambuco, realizado Fundarpe em parceria com a PCR. Serão duas mostras, uma Geral e outra Universitária, com premiações de mais de R$ 40 mil para curtas-metragens. O regulamento e o formulário de inscrição estarão disponíveis, a partir do dia 10 deste mês, nos sites www.fundarpe.pe.gov.br e www.recife.pe.gov.br.

Confira a programação dos festivais e mostras realizadas no Cinema São Luiz:

Mostra Play The Movie
20 a 23 de setembro
http://www.coquetelmolotov.com.br/blog/festival/#header

Socine – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
05 de outubro
www.socine.org.br

Fici – Festival Internacional de Cinema Infantil
08 a 17 de outubro
www.festivaldecinemainfantil.com.br

Janela Internacional de Cinema do Recife
12 a 20 de novembro
www.janeladecinema.com.br

Festival Atual de Cinema
22 de novembro

IV Festival do Audiovisual Ação Mulher
22 a 27 de novembro

Festival de Video de Pernambuco
29 de novembro a 03 de dezembro
www.fundarpe.pe.gov.br e www.recife.pe.gov.br

5 ªMostra de Direitos Humanos
06 a 12 de dezembro
www.cinedireitoshumanos.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí: