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Recife, Pernambuco, Brazil
O Blog Educar com Cordel é editado pelo poeta e escritor Paulo Moura, Professor de História e Poeta CORDELISTA. Desenvolve o projeto EDUCAR COM CORDEL que visa levar poesia e literatura de cordel para as salas de aula, ensinando como surgiu a Literatura de Cordel, suas origens, seus estilos, suas heranças. O Projeto Educar com Cordel é detentor do Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel do MINC (Ministério da Cultura).

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Escola sem Biblioteca, é Padaria sem Pão


Um dos maiores legados que um professor pode deixar para seus alunos é o aprendizado. O ensino é a mola mestra para toda e qualquer atividade que se almeje exercer. Se o jovem sonha em ser médico, funcionário público, enfermeiro, dentista, agrônomo, professor, etc. Nada o irá levar até o seu objetivo sem a presença do ensino e, conseqüentemente, da leitura.
Um dos maiores patrimônios que uma escola pode ter é, - além de um corpo docente comprometido com o ensino, - uma biblioteca. É nela que o aluno se descobre e se aproxima da leitura e do aprendizado.
É muito comum se ouvir dizer que em escolas públicas o ensino é de qualidade inferior e que os alunos não têm afinidade com as letras. Ora, de que vale o professor passar seu plano de aula e ensinar o que está na grade curricular se não tiver, após este ato, a prática e a aproximação com as letras, com a dinâmica do ler e escrever. Da pesquisa. Da investigação.
Já fazem dois anos que venho desempenhando um trabalho de educação e leitura, usando a linguagem da poesia, com alunos da rede pública de ensino. Estive em mais de 20 escolas públicas e fiquei feliz ao ver que, em quase todas elas as bibliotecas funcionavam. Algumas com um acervo menor e sem a presença de mediadores de leitura. Outras, bem servidas de livros, computadores e assistentes de leitura se transformaram em espaço especial para alunos que antes não tinham este contato direto com o livro.
A criança pobre não tem condições de adquirir bons livros para ler em casa. É certo que em quase todas as cidades as prefeituras fazem a entrega sistemática de livros didáticos. Mas, isso só não basta! Os alunos precisam conhecer e se aproximar de outros autores, outros escritos, outras formas de leitura e aprendizado. E é nas bibliotecas escolares que eles vão encontrar isto.
Nós, que somos os artífices do ensino. Nós que somos os principais responsáveis por este legado maravilhoso que é o aprendizado. Temos a obrigação civil e moral de não deixar jamais, que as escolas percam ou abandonem suas bibliotecas. E mais. Não podemos deixá-las vazias. Os alunos, por si só não vão até ela. Eles precisam de alguém que os oriente e mostre-lhes os caminhos das pedras.
Quando atuei no projeto “educando em cordel” em algumas bibliotecas de escolas públicas, fiquei maravilhado com a sensibilidade dos alunos que, num espaço de menos de um mês, passaram a se aproximar dos livros, sem medo deles. Eu falei medo? Sim! Porque a gente tem medo do que não conhece, e quando a gente passa a conhecer e a gostar, esse medo vai embora!
Que esta frase permaneça sempre em nossa mente de educador e na cabeça das autoridades que cuidam da educação no nosso país: Escola sem Biblioteca é como Padaria sem pão!

Um comentário:

  1. Adorável sua postagem. A educação vai muito além da sala de aula e a biblioteca escolar entra justamente aí, complementando o aprendizado do aluno, auxiliando o professor com material atualizado e servindo sempre de ponte entre o conhecimento e o usuário. Como bibliotecária escolar sinto-me feliz em ver mais e mais pessoas se conscientizando desse fato.
    Abraço,
    Roseli

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