Quem Somos

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
O Blog Educar com Cordel é editado pelo poeta e escritor Paulo Moura, Professor de História e Poeta CORDELISTA. Desenvolve o projeto EDUCAR COM CORDEL que visa levar poesia e literatura de cordel para as salas de aula, ensinando como surgiu a Literatura de Cordel, suas origens, seus estilos, suas heranças. O Projeto Educar com Cordel é detentor do Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel do MINC (Ministério da Cultura).

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

HOMENAGENS A LUIZ GONZAGA

O Memorial Luiz Gonzaga divulga a agenda de eventos realizados no Recife neste mês de dezembro, em homenagem ao nascimento de Luiz Gonzaga em 13 de dezembro de 1912. Mesmo os eventos que não estão sendo realizados pelo MLG, porque entendemos que devemos somar esforços para a preservação e divulgação da obra e memória deste artista tão importante para a cultura brasileira. Aproveitem e façam todos suas próprias agendas de participação.

Saudações Gonzaguianas
Lêda Dias
Gerente do MLG



O MLG DIVULGA
    • HOMENAGEM A LUIZ GONZAGA
      Rabecado, Fim de Feira e Elza Soares
      05 de dezembro - 19h30
Praça do Arsenal
· VIVA LUIZ!
Lançamento do livro O Rei e o Baião de Bené Fonteles
Mostra de vários artistas e recital de Nonato Luiz e Cláudio Almeida
13 de dezembro – 19h
Torre Malakoff
Realização MINC e Governo de Pernambuco


O MLG APÓIA

SHOWS EM HOMENAGEM A LUIZ GONZAGA
Pátio de São Pedro
18h às 22h (horário especial de visitação ao MLG durante os seguintes eventos)
· 13º ENCONTRO DE SANFONEIROS DO RECIFE
Dias 03 e 04 de dezembro
· PARABÉNS A GONZAGÃO
Dia 11 de dezembro
· TRIBUTO A LUIZ GONZAGA
(com Quarteto Olinda, André Macambira, Laila Rosa e Baião Polinário)
Dia 16 de dezembro


O MLG REALIZA

3ª SEMANA LUIZ GONZAGA – 13 a 16 de dezembro de 2010

3ª MOSTRA DE CURTAS DE ANIMAÇÃO LUIZ GONZAGA
Dias 13, 14 e 15 de dezembro
Centro de Formação de Professores Paulo Freire
Das 08h às 11h30 e das 14h às 17h30
Exibição de curtas de animação produzidos por alunos da rede municipal de educação do Recife, vinculados ao Programa Mais Educação, utilizando como trilha sonora músicas do repertório de Luiz Gonzaga.

AULAS-ESPETÁCULO
Dia 13 de dezembro
Das 14 às 17 horas
Pátio de São Pedro

· XAXADO: HISTÓRIA, RITMO E DANÇA
com Arlindo Moita, discípulo de ‘Coruja’.
No Núcleo de Cultura Afro-brasileira
· PERCUSSÃO
com Raminho da Zabumba, percussionista do Quinteto Violado.
No CEFAV
· O FORRÓ E SEUS GÊNEROS MUSICAIS
com Salatiel de Camarão.
Na Casa do Carnaval

PALESTRAS

MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
conferência de RICARDO CRAVO ALBIN – ICCA/RJ
mediação de RENATO PHAELANTE – FUNDAJ/PE
Dia 14 de dezembro
19h às 21h
Auditório do Centro Cultural Correios

MINHAS ANDANÇAS COM TIO GONZAGA
depoimento de PILOTO (sobrinho, zabumbeiro e secretário de Luiz Gonzaga)
mediação do Memorial Luiz Gonzaga
Dia 15 de dezembro
15h às 17h
Auditório da Regional Nordeste / Funarte

O FORRÓ COMO CULTURA POPULAR – DA CELEBRAÇÃO DO POVO AOS CURRÍCULOS ESCOLARES
apresentação de monografia de SILVÉRIO PESSOA – PE
mediação de MANOEL LEMOS – PE
Dia 15 de dezembro
19h às 21h
Auditório do Centro Cultural Correios

Palestrantes

RICARDO CRAVO ALBIN
Ricardo Cravo Albin (Salvador, 20 de dezembro de 1940) é um musicólogo brasileiro, sendo considerado um dos maiores pesquisadores da Música Popular Brasileira.
Cravo Albin fundou e dirigiu o Museu da Imagem e do Som (MIS) entre 1965 e 1971. Historiador de MPB, produtor musical, produtor de rádio e televisão, crítico e comentarista, Albin foi ainda diretor geral da Embrafilme e presidente do Instituto Nacional de Cinema (INC). É também autor, desde 1973, de aproximadamente 2500 programas radiofônicos para a Rádio MEC.
Uma das grandes conquistas é o Instituto Cultural Cravo Albin, fundado com as obras de seu acervo pessoal, que está abrigado em imóvel também doado por seu idealizador.
Sua maior obra é o Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, disponível em meio digital, com cerca de sete mil verbetes.
Ricardo Cravo-Albin publicou diversos livros sobre vários assuntos, entre eles: O canto da Bahia (monografia/1973); De Chiquinha Gonzaga a Paulinho da Viola (1976); Da necessidade do fazer popular (1978);Índia, um roteiro bem e mal humorado, Editora Mauad (1996); MPB – A história de um século, edição trilingüe MEC/Funarte (1997).

RENATO PHAELANTE
Renato Phaelante da Câmara, ator, pesquisador, escritor, produtor de rádio e TV, diretor de teatro e compositor, nasceu na cidade do Recife no dia 30 de outubro de 1945, tem destacada atuação através de vários trabalhos publicados em revistas e jornais sobre a discografia da música popular brasileira e sua importância social, cultural, política, econômica. É também autor de livros tais como Fragmentos da História do Rádio Clube de Pernambuco; Capiba, é frevo meu bem, prêmio Funarte 1985, em parceria com o jornalista Aldo Paes Barreto, entre outros.
Há 25 anos produz o programa Memória de Nossa Gente, levado ao ar pela Rádio Universitária FM.
Há 35 anos atua no Teatro de Amadores de Pernambuco, tendo ali, realizado trabalhos como ator e diretor de peças teatrais. Ainda nesta área, como ator, participou de filmes nacionais, a exemplo de Parayba Mulher macho e outros, de amostras de vídeo e de um especial para a Rede Globo intitulado Os meninos do Recife. Além de pedagogo, licenciado pela Universidade Federal de Pernambuco, é pós-graduado em História de Pernambuco pela mesma Universidade.

PILOTO (FAUSTO LUIZ MACIEL)
Filho de Muniz, irmã de Luiz Gonzaga, nascido no Ceará, começou a acompanhar Gonzaga no ano de 1975. Sua primeira gravação com o tio foi no disco Capim Novo, em 1976. Participou em inúmeros trabalhos e viagens do tio como zabumbeiro, motorista e secretário. A partir de 1980 seguiu acompanhando Luiz Gonzaga em todos os seus trabalhos, até o ano de seu falecimento, em 1989. Atualmente mora em Petrolina/PE.

SILVÉRIO PESSOA

Vencedor do Prêmio TIM 2006 como Melhor Cantor na Categoria Regional, Silvério Pessoa nasceu em Carpina, zona da mata norte de Pernambuco. Sua formação musical foi a programação das rádios do interior, sua mãe que foi professora de acordeon e sua Vó, uma freqüentadora assídua dos programas de auditório de Recife nas décadas de 40 e 50.
A música de Silvério é uma síntese das canções da Zona da Mata, Agreste e Sertão, e a sonoridade e atitude dos jovens dos Centros Urbanos, envolvidos com o Rock, o Hip-Hop, o Punk, e os novos sons que chegam e são absorvidos pelas tradições. É um trabalho que oferece hereditariedade ao gênero tradicional, não perdendo a nave da história.
Com o CASCABULHO, banda que formou em 1994, fez turnês pelo Canadá, E.U.A. e Berlim. Participou do Free Jazz, de 03 versões do Festival Abril pro Rock e recebeu, como compositor, o Prêmio Sharp de Música em 1999, categoria Regional.
Apos sua saída da banda, Silvério desenvolveu um trabalho com base na música de Jacinto Silva (Um Alagoano radicado em Caruaru, exímio cantador de coco) lançando no Brasil em 2001 o cd “BATE O MANCÁ – O Povo dos Canaviais e em 2004 lançado na Europa pelo selo L’Autre distribution, sendo responsável por inúmeras citações e artigos em revistas especializadas de música em toda Europa. 4 estrelas da Revista Le Monde de la Musique, de Paris, sendo selecionado como um dos melhores lançamentos do ano pela redação da Revista Vibrations da França. O CD continua atual em relação a proposta de trabalhar as origens, a tradição e a cultura popular.

JOSÉ MANOEL DE LEMOS

José Manoel de Lemos Pereira é natural de Sanharó-PE. Filho de pai itapetinense e mãe limoeirense-PE. Vive na cidade do Recife desde o ano de 1975 (morou em Caruaru no período de 1981 a 1985). Trabalha na Caixa Econômica desde 1976, atualmente trabalha com desenvolvimento urbano (por isso é conhecido por alguns como Manoel da Caixa).
É graduado em Sociologia – cujo tema de dissertação foi o FORRÓ e pós graduou-se em Gerenciamento de Cidades.
Convive com a música desde criança - aos 10 anos de idade tocou em banda de música e na orquestra de frevos de sua cidade natal. Gosta de vários gêneros musicais – choro, frevo, jazz, blues, samba, rock, MPB, música de concerto etc., no entanto, sua principal paixão é o FORRÓ. Realizou diversos trabalhos na área musical colaborando com artistas como: Cascabulho, Silvério Pessoa, Maciel Melo, Targino Gondim etc.
Participou como palestrante de eventos como: Fórum do Forró de Aracaju, ciclo junino do Recife (na Livraria Cultura), 1º Festival Internacional da Sanfona em Juazeiro da Bahia. Participou de programas sobre FORRÓ em emissoras de rádio nas cidades do Recife (Rádio Clube de Pernambuco, Rádio Folha), Campina Grande (Rádio Caturité, Campina FM). Participou de entrevistas para diversos jornais sobre Jackson do Pandeiro.

5 comentários:

  1. aducando com cordel:homenagens...8 de dezembro de 2010 às 03:00

    Segunda continuação Canção: estudante do amor
    Autor: poeta Raimundo nonato da silva


    Eu sou estudante e ela é o livro
    Que todos os dias gosto de estudar
    Seus olhos me dizem que gostam de mim
    Sua boca fala que quer me beijar
    As mãos no cabelo estão me dizendo
    Que fica sem jeito ao me perceber
    Através da mímica eu a investigo
    Como um detetive sem ela saber

    Das aulas da vida o mundo é escola
    E ela tem sido a minha lição
    Vogais consoantes gramáticas alfabeto
    A minha leitura melhor redação
    Pra nós não tem vírgula nem ponto final
    Não há entre aspas só legitimo amor
    Ela é primitiva eu sou derivado
    Sem ela saber que lhe dou valor

    Não existe nada entre eu e ela
    Mas quem sabe um dia eu tenha esse gosto
    Do que é comum deixar de ser simples
    E não ser mais simples passar ser composto
    Examino a mente do coração dela
    Como um psicólogo doutor da poesia
    Dessa faculdade que o tempo é reitor
    O símbolo do amor é a alegria

    A caligrafia escrita por gesto
    Mas eu posso lê-las no quadro do espaço
    Letras invisíveis estão me dizendo
    Que minha conquista vai ser passo a passo
    E de pouco a pouco o substantivo
    E adjetivo ela e qualidade
    Falo por pronome pra ninguém saber
    O nome legitima da minha beldade

    ResponderExcluir
  2. edicando com cordel:homenagens...8 de dezembro de 2010 às 03:04

    amigos tenho muitos cordeis para serem publicados mais não tenho dinheiro vejam meis trabalhas

    http://poetaraimundononato>blogspot.com
    www.blogger.com/start

    ResponderExcluir
  3. Valeu Raimundo.. entrarei em contato com voce, meu amigo!

    ResponderExcluir
  4. ESSA É MINHA HOMENAGEM AO GRANDE LUIZ GONZAGA AGORA COM..5.350 .VISUALIZAÇÕES SEM TA EM BANDA NENHUMA ;Graças a DEUS e tá aumentando cada dia que passa é só ver no youtube ........http://youtu.be/Ea3yyOy65rc

    ResponderExcluir
  5. GRANDE Luiz Gonzaga

    MÚSICA AMOR E LUA ( NO PULSAR DO CORAÇÃO )
    letra e música: CELSO LUZ

    ESTRELAS NO MAR
    E DO CÉU A BRILHAR
    ILUMINADO O NOSSO AMOR
    CONVIDADO TODOS PRA DANÇAR

    NESSA LINDA MELODIA
    QUE GONZAGÃO ABENÇOU
    CANTO PRA LUA TODO DIA
    A DECLARAR O MEU AMOR

    TEM JEITO NÃO, TEM JEITO NÃO
    FAZ PARTE DO MEU DESEJO
    O FOLE É MEU CHAMEGO
    NO PULSAR DO CORAÇÃO

    TEM TOQUE DE ZABUMBA SAPECANDO BEIJOS
    E O MEU SERTÃO A BRILHAR
    OS ANJOS BAILANDO NO CÉU
    E GONZAGÃO TIROU O CHAPÉU
    http://youtu.be/Ea3yyOy65rc

    ResponderExcluir

Comenta aí: