Quem Somos

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
O Blog Educar com Cordel é editado pelo poeta e escritor Paulo Moura, Professor de História e Poeta CORDELISTA. Desenvolve o projeto EDUCAR COM CORDEL que visa levar poesia e literatura de cordel para as salas de aula, ensinando como surgiu a Literatura de Cordel, suas origens, seus estilos, suas heranças. O Projeto Educar com Cordel é detentor do Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel do MINC (Ministério da Cultura).

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

“MEU QUARTO BAÚ DE RIMAS” NO SERTÃO DO PAJEÚ - Artigo do Poeta Ismael Gaião

Por ser grande pecador
Sempre esperei ter castigos,
Mas Deus com a sua bondade
Tem me dado bons abrigos.
E um deles, companheiro,
Foi trazer Dedé Monteiro
Para o meu Baú de Amigos.
ismael-cine-sao-jose-afogados-da-ingazeira
O colunista no Cine São José em Afogados da Ingazeira
Eu tive a oportunidade de participar do lançamento do livro “Meu Quarto Baú de Rimas”, do meu amigo poeta Dedé Monteiro, no Mercado da Madalena, no dia 11 de dezembro de 2010, promovido pela Editora Bagaço, o qual foi um sucesso. E não poderia ser diferente, pois além do tão esperado quarto livro desse genial poeta, esse evento foi ainda mais qualificado pela participação de um grande número de poetas, declamadores, compositores e cantores dessa nossa Nação Nordestina.
dede-monteiro-autografando-em-s-j-do-egito
Poeta Dedé Monteiro autografando em São José do Egito
Dedé Monteiro é autor de outros três livros: “Retalhos do Pajeú”, “Mais um Baú de Retalhos” e “Fim de Feira”, todos muito bem recebidos pelos leitores e críticos da literatura nordestina. Devido aos seus magníficos poemas, Dedé é tido como um dos maiores poetas do Nordeste na atualidade. Eu, particularmente, o considero o maior poeta vivo do Brasil.
Encantado com esse lançamento, eu não me contive e fui ao Sertão do Pajeú acompanhar mais dois lançamentos dessa sua obra prima. Um na cidade de Afogados da Ingazeira, no dia 06 de janeiro, onde o Cine Teatro São José, superlotado, ficou pequeno para o público que foi prestigiar o nosso poeta maior. Com a organização do jornalista e poeta Alexandre Morais e do Promotor de Justiça daquele município, Dr. Lúcio Luiz de Almeida, grandes incentivadores da cultura popular em Afogados. Esse lançamento foi mais um sucesso!
ismael-e-poetisas-da-appta-sao-jose-do-egito1
O colunista com poetisas da APPTA - São José do Egito
Para abrilhantar esse evento, além de um palco muito bem ornamentado com o artesanato da região, tivemos a participação de grandes artistas como os geniais repentistas João Paraibano e Diomedes Mariano, os, também cantadores, Edezel Pereira e Antonio José, e os poetas Ederck José, Genildo Santana, Gonga Monteiro, Paulo Monteiro, dentre outros grandes nomes.
ismael-e-poetas-de-tabira-em-s-j-do-egito
O colunista com poetas da APPTA - São José do Egito
O outro lançamento aconteceu na cidade de São José do Egito, no dia 08 de janeiro de 2011, no Marcelo’s Bar (onde acontece o Quintal da Cantoria), desta feita, organizado pelos poetas Vinícius Gregório e Nenem Patriota. Foi mais um sucesso extraordinário!
Além da organização, esse lançamento teve como destaque o mestre de cerimônia, improvisado, mas muito qualificado, poeta Vinícius Gregório, que honrou a todos sendo o apresentador dos poetas que foram prestigiar o mestre Dedé Monteiro. Alguém ter o prazer de participar do show de lançamento de um livro de Dedé Monteiro, em São José do Egito, terra de geniais poetas, do passado e do presente, é de uma satisfação incomensurável, e ainda ter o privilégio de ser apresentado por um poeta egipciense do quilate de Vinícius Gregório, é algo fora do comum e muito gratificante.
Por tudo isso e pela participação de excelentes poetas da região, esse lançamento foi mais um sucesso de público e vendas. Qualificaram o evento grandes poetas da APPTA (Associação dos Poetas e Prosadores de Tabira), como Albino Pereira, Zé de Mariano, Genildo Santana, Gonga Monteiro e o mais jovem talento tabirense, o genial improvisador, Dudu Morais. Também engrandeceram a festa as poetisas tabirenses Neide Nascimento, Mônica e Andreia Miron.
A quantidade de poetas egpciense que abrilhantou o evento foi enorme, tanto que prefiro não citar nomes para não esquecer alguns, mas parabenizo a todos pelas excepcionais declamações e poesias criadas para homenagear o nosso poeta maior, Dedé Monteiro.
Para quem ainda não teve a oportunidade de prestigiar o poeta Dedé Monteiro, pela publicação do seu livro, “Meu Quarto Baú de Rimas”, outro lançamento está programado para a cidade de Tabira, terra natal do autor, que acontecerá no dia 28 de janeiro, o qual será organizado pela APPTA. Segundo a poetisa Verônica Sobral, “os admiradores de Dedé Monteiro aguardam ansiosamente este momento. Enquanto isso, participam dos lançamentos nas outras cidades.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí: