Quem Somos

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
O Blog Educar com Cordel é editado pelo poeta e escritor Paulo Moura, Professor de História e Poeta CORDELISTA. Desenvolve o projeto EDUCAR COM CORDEL que visa levar poesia e literatura de cordel para as salas de aula, ensinando como surgiu a Literatura de Cordel, suas origens, seus estilos, suas heranças. O Projeto Educar com Cordel é detentor do Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel do MINC (Ministério da Cultura).

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O CORDEL não morre, no Mercado de São José



O seu pai, Edson Pinto, instalou a barraca no Mercado de São José em 1938. O primeiro a vender esse tipo de literatura por aqui. Depois, foi o maior distribuidor de folhetos do Estado. Ainda hoje, a barraca de Edson Pinto (que se foi em 2002) é local sagrado para os amantes dessa literatura.

Dona Neva embeleza a banca desde o ano de 1999. Com a sua simpatia e dicção impecáveis, espera pacientemente pela reorganização do local.

A sua e as barracas vizinhas funcionam no meio da rua. Mas eles são locatários, com as mesmas obrigações de quem trabalha dentro do Mercado. A situação começou em 1989, quando houve um incêndio no São José. Todos foram transferidos para o Cais de Santa Rita e só voltaram em 94. Desde então, existe a promessa de instalar um anexo em prédio próximo, já comprado e à espera de uma canetada que nunca chega. Dizem que até a Copa de 2014 tudo se resolverá.

Enquanto isso, Dona Neva segue vendendo e amando os folhetos. "Somos de uma família de artistas, autodidatas alguns, estudiosos outros, mas todos artistas de algum modo. Eu sou apaixonada pelo cordel". Nascida em Jardim São Paulo e moradora do Cordeiro, ela diz que o cordel está numa situação melhor do que tempos atrás. "As escolas têm trabalhado mais com folhetos e isso estimula a venda. Graças a Deus de uns anos pra cá melhorou muito". Axé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí: