Quem Somos

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
O Blog Educar com Cordel é editado pelo poeta e escritor Paulo Moura, Professor de História e Poeta CORDELISTA. Desenvolve o projeto EDUCAR COM CORDEL que visa levar poesia e literatura de cordel para as salas de aula, ensinando como surgiu a Literatura de Cordel, suas origens, seus estilos, suas heranças. O Projeto Educar com Cordel é detentor do Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel do MINC (Ministério da Cultura).

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

SEM LICENÇA E SEM PERDÃO - Poeta Gregório Filomeno de Menezes Mote de um apologista fanfarrão


COM LICENÇA E COM PERDÃO - Resposta de Ismael Gaião ao poeta Gregório Filomeno

GF-     Na festa de casamento
Da filha de um fazendeiro
Cujo noivo, um boiadeiro
Era estúpido e ciumento
Entrei, por atrevimento
Sem convite ou permissão
No auge da diversão
Mexi até na despensa 
(Entrei sem pedir licença
Saí sem pedir perdão)                                  1

IG-      Quando cheguei à igreja
Vi minha deusa no altar
Tentei me justificar
Ela quase me apedreja.
Foi feia a minha peleja
Abrindo meu coração
E o noivo num bofetão
Fez eu perder minha crença...
“Entrei pedindo licença
Saí pedindo perdão”.                                   2

GF-     Na vida de uma pessoa
Que não mais queria amar
Eu consegui me enroscar
Prometendo vida boa
Foi uma aventura à-toa
Pra causar desilusão
Feri mais um coração
Provoquei nova descrença
(Entrei sem pedir licença
Saí sem pedir perdão)                                  3

IG-      Prometi a minha amada
Sempre fazê-la feliz
Ela fez tudo que eu quis
E até ficou embuchada,
Porém eu fui pra balada
E lá perdi a razão
Arranjei outra paixão
E ela me deu a dispensa
“Entrei pedindo licença
Saí pedindo perdão”.                                   4

GF-     Um dia, em Serra Talhada
A terra de Virgulino
Guiado pelo destino
Entrei sem temer a nada
Fui num forró de latada
Onde cantava Assisão
Risquei peixeira no chão
Fiz a maior desavença
(Entrei sem pedir licença
Saí sem pedir perdão)                                  5

IG-      Entrei naquele forró
Pelo convite do amigo,
Mas não temi o perigo
Atrás de um grande xodó.
A moça dançava só
E eu segurei sua mão
Foi quando seu maridão
Chegou e deu-me uma prensa...
 “Entrei pedindo licença
Saí pedindo perdão”.                                   6

GF-     Na Veneza brasileira
Por um acesso gripal
Fui levado ao hospital
Porém lá só fiz besteira
Destratei a enfermeira
Dei no médico de plantão
Não tomei uma injeção
Nem tratei minha doença
(Entrei sem pedir licença
Saí sem pedir perdão)                                  7

IG-      Visitando o companheiro
Que se encontrava gripado
Ao invés de vê-lo internado
O encontrei bagunceiro.
Vi o hospital inteiro
Correndo do seu facão
No meio da confusão
Vi uma enfermeira tensa...
“Entrei pedindo licença
Saí pedindo perdão”.                                   8

GF-     Nos palácios da Alvorada
Planalto e Itamarati
A segurança iludi
E entrei sem crachá, sem nada
Fui bater na papelada
Dos mandarins da nação
Descobri, nessa incursão
Como é que o crime compensa
(Entrei sem pedir licença
Saí sem pedir perdão)                                  9

IG-      Fiquei muito revoltado
Quando cheguei à Brasília,
Nem disse à minha família
Que eu estava envergonhado.
Pois não vi um deputado
Defender nossa nação
E vi que no cidadão
Nosso Congresso não pensa...
“Entrei pedindo licença
Saí pedindo perdão”.                                   10

GF-     No pé de uma grande serra
Me envolvi numa contenda
Invadi uma fazenda
Com um grupo de sem-terra
Mesmo ganhando essa guerra
Foi perdida a invasão
Para a desocupação
Logo foi dada a sentença
(Entrei sem pedir licença
Saí sem pedir perdão)                                  11

IG-      Quando eu entrei nos Sem-Terra
Botei fé no Movimento,
Mas olhando bem atento
Vi que é perdido essa guerra.
Pois lá a gente se ferra
Num pedacinho de chão
E quem agita a nação
Só pensa na recompensa...
“Entrei pedindo licença
Saí pedindo perdão”.                                   12

GF-     Numa embarcação grã- fina
Sem nada me causar pânico
Todo mistério oceânico
Desvendei, virou rotina
Cruzei os mares da China
Fui às ilhas do Japão
Lá fiz como um tubarão
Em atividade intensa
(Entrei sem pedir licença
Saí sem pedir perdão)                                  13
 
IG-      Eu fui conhecer o mar
Na capital Mauriceia
Porque eu não tinha ideia
De ver o seu balançar.
Mas quando fui navegar
Perdi a respiração,
Vou voltar pro meu sertão,
Que essa água é muito densa...
“Entrei pedindo licença
Saí pedindo perdão”.                                   14

GF-     Entrei na delegacia
Pra delatar um bandido
Como fui mal recebido
Apelei pra grosseria
Troquei a diplomacia
Pelo cabo do facão
Dei sopapo e pescoção
Fui manchete em toda a imprensa
(Entrei sem pedir licença
Saí sem pedir perdão).                                 15

IG-      Para ajudar meu colega
Fui falar com o delegado,
Mas ele estava arretado
E quase que o bicho pega.
Eu então disse ao delega:
Não vim fazer confusão,
Quando olhei pro valentão
O tratei com indiferença...
“Entrei pedindo licença
Saí pedindo perdão”.                                   16


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí: