Meu caro poeta Paulo Moura obrigado por ter publicado meu singelo poema sertanejo. Veja aí o que penso sobre o cordel na escola!!
O CORDEL NA ESCOLA!!!
Cordel na escola é a arte
Em plena desenvoltura
Está fazendo sua parte
Dentro da literatura
Tentando desenvolver
Para o aluno aprender
O valor dessa cultura
Tendo apoio e estrutura
O poeta cordelista
De maneira bem segura
Com o seu ponto de vista
E os alunos dedicados
Mostram-se interessados
No trabalho desse artista
O professor otimista
Leva o cordel pra escola
E sendo um idealista
Com seu talento controla
E faz seu ensinamento
Mostrando o conhecimento
Do cantador de viola
A poesia é a mola
Que alavanca o crescimento
A baliza que bitola
A trilha do crescimento
Traduz com rima e com métrica
Com moral principio e ética
Trazendo melhoramento
Um mestre ativo e atento
Que usa essa teoria
Encontra ensinamento
Pra ciência e geografia
Pra português e gramática
Soluções pra matemática
História e filosofia
E usando a poesia
Como tema especial
Desenvolve e propicia
Favorece e dá moral
Além de entretenimento
Se promover um evento
Por exemplo, um recital
Uma aula cultural
Com alunos e professores
Seria muito legal
Discutir esses valores
Sugerir regras e metas
E debater com os poetas
Os projetos promissores
Assim os declamadores
De maneira objetiva
Seriam os tradutores
Mostrando a cultura viva
Declamando em verso e prosa
Em detalhes sua glosa
Ensina inova e incentiva
E com essa explicativa
A escola cresceria
Descrevendo a narrativa
O poeta, se enaltecia
O cordel se elevava
E juntos assim formava
Uma bela parceria
E assim quem ganharia
Com essa inovação
Era o aluno que assistia
A divertida lição
Desenvolvendo a temática
Recebendo a aula prática
Daria mais atenção
Mas a idéia em questão
Precisa ter mais respeito
E de ampla discussão
Pra ver se encontra um jeito
Onde o nosso cordelista
Seja visto como artista
Sem enfrentar preconceito
Se houver esse respeito
Com o poeta popular
Todos irão ter proveito
Dentro da área escolar
Se isso se desenvolver
Os alunos vão aprender
O que o poeta ensinar
Se o poeta popular
Chegar ser valorizado
E se um dia deixar
De ser marginalizado
Seus valores culturais
Mostrarão seus ideais
Dentro do aprendizado
Se desburocratizado
E sem descriminação
Depois de está infiltrado
Dentro da educação
Mostrará sua figura
E com muita desenvoltura
Dará contribuição
Dei a minha opinião
A idéia está lançada
Se houver repercussão
E se for analisada
Pelo órgão competente
Talvez um dia a semente
Venha a ser germinada
Com a primeira passada
Que dei nessa direção
Comecei a caminhada
Em prol da educação
Se achar que colaborei
Por aqui sempre estarei
A inteira disposição
CARLOS AIRES 18/08/2009
O CORDEL NA ESCOLA!!!
Cordel na escola é a arte
Em plena desenvoltura
Está fazendo sua parte
Dentro da literatura
Tentando desenvolver
Para o aluno aprender
O valor dessa cultura
Tendo apoio e estrutura
O poeta cordelista
De maneira bem segura
Com o seu ponto de vista
E os alunos dedicados
Mostram-se interessados
No trabalho desse artista
O professor otimista
Leva o cordel pra escola
E sendo um idealista
Com seu talento controla
E faz seu ensinamento
Mostrando o conhecimento
Do cantador de viola
A poesia é a mola
Que alavanca o crescimento
A baliza que bitola
A trilha do crescimento
Traduz com rima e com métrica
Com moral principio e ética
Trazendo melhoramento
Um mestre ativo e atento
Que usa essa teoria
Encontra ensinamento
Pra ciência e geografia
Pra português e gramática
Soluções pra matemática
História e filosofia
E usando a poesia
Como tema especial
Desenvolve e propicia
Favorece e dá moral
Além de entretenimento
Se promover um evento
Por exemplo, um recital
Uma aula cultural
Com alunos e professores
Seria muito legal
Discutir esses valores
Sugerir regras e metas
E debater com os poetas
Os projetos promissores
Assim os declamadores
De maneira objetiva
Seriam os tradutores
Mostrando a cultura viva
Declamando em verso e prosa
Em detalhes sua glosa
Ensina inova e incentiva
E com essa explicativa
A escola cresceria
Descrevendo a narrativa
O poeta, se enaltecia
O cordel se elevava
E juntos assim formava
Uma bela parceria
E assim quem ganharia
Com essa inovação
Era o aluno que assistia
A divertida lição
Desenvolvendo a temática
Recebendo a aula prática
Daria mais atenção
Mas a idéia em questão
Precisa ter mais respeito
E de ampla discussão
Pra ver se encontra um jeito
Onde o nosso cordelista
Seja visto como artista
Sem enfrentar preconceito
Se houver esse respeito
Com o poeta popular
Todos irão ter proveito
Dentro da área escolar
Se isso se desenvolver
Os alunos vão aprender
O que o poeta ensinar
Se o poeta popular
Chegar ser valorizado
E se um dia deixar
De ser marginalizado
Seus valores culturais
Mostrarão seus ideais
Dentro do aprendizado
Se desburocratizado
E sem descriminação
Depois de está infiltrado
Dentro da educação
Mostrará sua figura
E com muita desenvoltura
Dará contribuição
Dei a minha opinião
A idéia está lançada
Se houver repercussão
E se for analisada
Pelo órgão competente
Talvez um dia a semente
Venha a ser germinada
Com a primeira passada
Que dei nessa direção
Comecei a caminhada
Em prol da educação
Se achar que colaborei
Por aqui sempre estarei
A inteira disposição
CARLOS AIRES 18/08/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comenta aí: