Quem Somos

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
O Blog Educar com Cordel é editado pelo poeta e escritor Paulo Moura, Professor de História e Poeta CORDELISTA. Desenvolve o projeto EDUCAR COM CORDEL que visa levar poesia e literatura de cordel para as salas de aula, ensinando como surgiu a Literatura de Cordel, suas origens, seus estilos, suas heranças. O Projeto Educar com Cordel é detentor do Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel do MINC (Ministério da Cultura).

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

PERNAMBUCO é CULTURA EM TODO CANTO


topo-setur.jpg

Governo de Pernambuco apresenta um Carnaval que vale por muitos
21/02/2011 13:03

http://www2.setur.pe.gov.br/image/journal/article?img_id=6146.imagem&version=1.0

O Governo de Pernambuco apresentou nesta segunda-feira (21/02) o formato e a programação do Carnaval 2011. Serão 19 polos de folia (dois a mais que em 2010), distribuídos por todas as regiões do Estado, do Sertão ao Litoral. Além das cidades polos, o Governo também está apoiando as mais importantes e tradicionais prévias carnavalescas.
 “Ao todo serão 15 dias de festa no Estado inteiro. Para produzir e divulgar o Carnaval 2011, o Governo está investindo cerca de R$ 18 milhões, sendo R$ 16 milhões para a montagem dos polos e o restante para a divulgação da campanha publicitária nos principais mercados emissores” declarou o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa.
 O Governo irá apoiar o carnaval dos municípios, respeitando os critérios da política de fomento da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). As prefeituras e os organizadores das prévias receberam cópias da política de fomento e participaram de reuniões com os gestores da Empetur, em que ouviram orientações quanto aos critérios para solicitação de patrocínio.
 “A Empetur abriu licitação para contratar uma empresa fiscalizadora, que terá a obrigação de filmar e fotografar todos os eventos propostos sejam de palco ou de chão. Desta maneira, o Governo poderá acompanhar e prestar contas da aplicação de todos os recursos”, explicou o presidente da Empetur, André Correia.
 Para a montagem da grade artística o Governo buscou dialogar com todas as prefeituras e organizadores de prévias envolvidos no Carnaval 2011. A Secretaria de Cultura, através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), encaminhou à Empetur a relação dos artistas inscritos nos editais culturais. Vários destes projetos foram contemplados no Carnaval, construindo uma grade plural e diversificada, mas garantindo aos artistas pernambucanos quase 80% dos espaços de palco.
 Polos - As cidades foram escolhidas pelos critérios de tradição carnavalesca e potencial turístico. O Governo do Estado está investindo nos municípios onde já existiam festas consagradas, como Recife, Olinda, Bezerros, Nazaré da Mata, Goiana e Triunfo, ao mesmo tempo em que busca fortalecer carnavais com grande tradição local, como Catende, Águas Belas, Vitória, Belém do São Francisco e Salgueiro.
 Durante o Carnaval, Pernambuco recebe milhares de turistas. No ano passado foram mais de 800 mil em quinze dias. Por isto, além das cidades com tradição carnavalesca, os municípios indutores do turismo também serão contemplados, estes são os casos de Itamaracá, Ipojuca e Tamandaré.
 Os municípios polos foram distribuídos da seguinte maneira, a partir de cada região: Região Metropolitana (Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes), Litoral (Tamadaré, Ipojuca e Itamaracá), Agreste (Bezerros, Águas Belas e Pesqueira), Zona da Mata (Catende, Goiana, Nazaré da Mata, Paudalho, Vitória e Timbaúba) e Sertão (Petrolina, Belém do São Francisco, Salgueiro e Triunfo)
 Além de toda esta estrutura dos polos, o Governo do Estado também vai apoiar a realização do Festival de Jazz de Garanhuns. O projeto foi vencedor na primeira edição do Prêmio Mestre Salustiano, promovido pela Empetur. No ano passado a cidade registrou 95% de ocupação hoteleira durante os dias em que o evento foi realizado.
 Campanha- O Governo decidiu manter em 2011 o slogan Um Carnaval que Vale por Muitos. A ideia é mostrar aos brasileiros toda a  diversidade da folia pernambucana, que pode ser vivenciada nas mais diferentes regiões, sempre com características particulares. Para estrelar as peças gráficas e o filme publicitário foi contratado o humorista Leandro Hassum, um dos mais consagrados da nova geração. Hassum interpreta O Folião, personagem central da campanha.
 A ideia é mostrar aos brasileiros de todo o país que no carnaval pernambucano o povo é a principal estrela, realizando uma festa espontânea, bem humorada e criativa. A campanha será permeada por uma presença constante nas redes sociais, com o twitter: @ofoliaope, o facebook: O Folião PE e Orkut: O Folião PE. O hot site www.carnaval.pe.gov.br será a âncora de todas estas ações nas redes sociais, incluindo flickr e youtube.
 Promoção- Falando em redes sociais, o Governo irá promover uma campanha interativa, envolvendo os foliões que virão brincar o Carnaval em Pernambuco. Entre os dias 26 de fevereiro e 9 de março, cada folião poderá fazer upload de quantas fotos quiser para a promoção Olha a Foto!, que terá um link especial no hot site. A imagem vai para a galeria Olha a Foto!. Uma comissão formada por jornalistas e publicitários pernambucanos vai escolher as mais criativas, que vão ganhar prêmios. Em primeiro lugar uma viagem para Fernando de Noronha, em segundo para Porto de Galinhas e em terceiro para Gravatá. Todas com direito a acompanhante.
 Receptivo- Os turistas que chegarem ao Recife pelo aeroporto dos Guararapes terão um receptivo especial, com grupos de frevo e maracatu, numa ação coordenada pela prefeitura. Quem chegar pelo TIP também poderá sentir o clima de Carnaval, com os ritmos pernambucanos e apresentações culturais. Seis postos de informações estarão abertos durante os dias de folia. O principal deles, com funcionamento 24 horas, fica no Aeroporto. O atendimento também pode ser feito pelos telefones: 81 3335-0128 / 3182-8299.  
 Pesquisa- A Empetur irá realizar pesquisa em todas as cidades polos para medir o grau de satisfação de turistas e pernambucanos durante o Carnaval. As enquetes serão realizadas entre o sábado de Zé Pereira e a terça-feira gorda. Serão aplicados 1.200 questionários, divididos proporcionalmente entre os municípios. A mesma pesquisa será feita também no aeroporto dos Guararapes e no TIP, na quarta-feira de cinzas. Pesquisa semelhante realizada no ano passado apontou que mais de 90% dos visitantes aprovaram o Carnaval do Estado, além de garantir que voltariam e recomendariam para amigos e parentes.

Confira a programação do Carnaval 2011 de Pernambuco
21/02/2011 13:46
Vitória de Santo Antão:
Sábado 05/03:
Revelação, Banda Leva e Voador Elétrico
 Domingo 06/03:
Banda Pinel e Pimenta Nativa
 Segunda 07/03:
Kitara, Nonô Germano e Trio Butuka
 Terça 08/03:
Alceu Valença e Benil Ramos
 Bezerros:
 Sábado 05/03:
Revelação, Banda Leva e Voador Elétrico
Domingo 06/03:
André Rio, Pimenta Nativa, Belo X e Renato Barros
 Segunda 07/03:
Art Popular, Big-Big Samba Club, Orquestra Maestro Apolonio e Arreia Lenha
 Terça 07/03:
Patusco, Benil Ramos e Renato Barros
 Itamaracá:
Sábado 05/03
Margareth Menezes, Só na Morosidade e Orquestra Garcia
 Domingo 06/03:
Alceu Valença, Nos 4 e Almir Rouche
Segunda 07/03:
Reginaldo Rossi, André Rio e Elifas Júnior
 Terça 08/03:
Jorge Aragão, Eduardo Fonseca e Super Oara
 Jaboatão dos Guararapes:
Sábado 05/03:
Fundo de Quintal e Pressão D+
 Domingo 06/03:
Bom Gosto e Benil Ramos
 Segunda 07/03:
Gustavo Lins, Andre Rio e Jefferson Rouche.
Terça 08/03:
Art Popular e Banda Pinel.
 Goiana:
 Sábado 05/03:
Revelação
 Domingo 06/03:
Margareth Menezes
 Segunda 07/03:
Jorge Aragão e Almir Rouche
 Terça 08/03:
André Rio e Pressão D+
 Paudalho:
 Domingo 06/03:
Nos 4, Bom Gosto, Só na Morosidade e Trio Butuka
Segunda 07/03:
Almir Rouche, Art Popular, Banda Bem e Renato Barros
 Terça 08/03:
Fabio e Nando, Carlinhos Monteverde, Banda Leva e Pressão D+
Nazaré da Mata:
Sábado 05/03:
Art Popular
Domingo 06/03:
Gustavo Lins e Banda Bem
Segunda 07/03:
Leci Brandão e Big Big Samba Clube
Terça 08/03:
Banda Leva e Gingado Maluko.
Petrolina:
 Sábado 05/03:
Banda Pinel, Carlinhos Monteverde, Gustavo Lins, Orquestra de Frevo de Petrolina e Capital do Frevo.
 Domingo 06/03:
Bichinha Arrumada, Fabio e Nando, Banda Asas, Leci Brandão e Kitara
Segunda 07/03:
Fundo de Quintal, Chico Cesar, Patusco, Maestro Brasil e Spilicut
 Terça 08/03:
Só na Marosidade, Geraldo Azevedo, Biti Beleza, Raniere e Banda, Som da Terra
 Triunfo:
 Sexta 04/03:
Benito de Paula, Edição Extra e Beat Beleza
 Sábado 05/03:
Banda Pinguim, Luiz Ayrão e Los Cubanos
 Domingo 06/03:
Orquestra Madureira, Chicote Elétrico, Voa Voa e Art Popular
Segunda 07/03:
Ambrosino Martins, Fábio e Nando, Orquestra Leonildo
 Terça 08/03:
Fundo de Quintal, Badalê, Almir Rouche e Romero Pernambuco
Timbaúba:
Sexta 04/03:
Alceu Valença, Nos 4 e Dino Braia
Sábado 05/03:
Art Popular, Cristina Amaral e Elias Ahur
 Domingo 06/03:
Almir Rouche e Spilicut
 Segunda 07/03:
Jorge Aragão, Maestro Metal e Som da Terra
 Terça 08/03:
Vai de 3 e Arreia Lenha
 Catende:
Sábado 05/03:
Tatau, Gustavo Travassos, Cascabulho e Renato Barros
 Domingo 06/03:
Jorge Aragão, André Rio, Banda Leva e Ed Carlos
Segunda 07/03:
Benil Ramos, Só na Morosidade e Eduardo Fonseca
Terça 08/03:
Gustavo Lins, Banda Bem e Kitara
 Águas Belas:
 Sábado 05/03:
Benil Ramos, Banda Bem, Kitara e Beto Ortiz
 Domingo 06/03:
Pinguim, Cristina Amaral, Banda Vinil, Cowboys e Antulio Madureira
 Segunda 07/03:
Banda Asas, Banda Leva, Mel com Terra Elétrico, Mano Mariely e Sergio Cassiano
 Terça 08/03:
Duas Medidas,Lula Queiroga, Maracatu Leão Misterioso, Banda de Pau e Corda e Marreta é Massa.
 Ipojuca
 Sábado 05/03:
D´Breck e Nós 4
 Domingo 06/03:
Beat Beleza e Patusco
 Segunda 07/03:
Gustavo Lins e Pressão D+
 Terça 08/03:
Big Big Samba Club e Art Popular
 Salgueiro:
Sábado 05/03:
Barca Maluca, Morena Bronzeada, Spock e Pixote
Domingo 06/03:
Morena Bronzeada, Patusco, Serginho e Banda, Simbora e Geraldinho Lins
Segunda 07/03:
Orquestra Raízes, Morena Bronzeada e Raça Negra
 Terça 08/03:
Irah Caldeira, Nena Queiroga, Cristina Amaral e Arrastão com Sambadeiras
 Pesqueira
Quinta 03/03:
Timbaladoido e Asas da América
Sexta 04/03:
Super Oara e Nairê
Sábado 05/03:
Marreta é Massa
Domingo 06/03:
Pixote
 Segunda 07/03:
Spok
 Terça 08/03:
Raça Negra e Patusco
Tamandaré:
 Sábado 05/03:
Jorge Aragão, Gingado Maluco e Nosso Jeito
 Domingo 06/03:
Fundo de Quintal, Benil Ramos e D´Breck
 Segunda 07/03:
Excesso de Bagagem, Trio da Huana e Saraievo
Terça 08/03:
Reginaldo Rossi, André Rio e Axé Mania
Belém do São Francisco:
Sábado 05/03:
Queco e Banda e Perfume do Forró
 Domingo 06/03:
Jean Ramos, Swing Massa e É o Tchan
 Segunda 07/03:
Duas Medidas, Camilly e Yasmin
 Terça 08/03:
Almir Rouche, Kletichi e Fica Aí

Um comentário:

Comenta aí: