Quem Somos

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
O Blog Educar com Cordel é editado pelo poeta e escritor Paulo Moura, Professor de História e Poeta CORDELISTA. Desenvolve o projeto EDUCAR COM CORDEL que visa levar poesia e literatura de cordel para as salas de aula, ensinando como surgiu a Literatura de Cordel, suas origens, seus estilos, suas heranças. O Projeto Educar com Cordel é detentor do Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel do MINC (Ministério da Cultura).

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Jovens de Belmonte mostram o que aprenderam nas oficinas do Pernambuco Nação Cultural

Adriano Belfort
Descrição da imagem
Oficina de fotografia em Belmonte


No encerramento das oficinas de linguagem em São José do Belmonte, o clima foi de festa. Os alunos prepararam uma pequena mostra para apresentar o resultado do que aprenderam desde o inicio das aulas, na segunda-feira 23/05. Trabalhos como as peças feitas a partir de sobras de madeira, que agora eles sabem como fazer sozinhos, depois das aulas do artista plástico Braz Marinho, da oficina do Ciclo de Escultura Moderna. Outra turma, não menos empolgada, distribuía livretos de cordel que aprenderam a imprimir e editar com o designer gráfico Rodrigo Sushi, e como criar os versos, a partir da oficina de Introdução a Poesia Nordestina, de Allan Sales, poeta cordelista e xilogravurista.

Muito concorrida também foi a Oficina de Caboclinho, onde a criançada revelou seu talento nos passos do toré, do perré e da dança de guerra, elementos que compõem a dança. Nas aulas também aprenderam outros ritmos, como o coco, a ciranda e o cavalo marinho. Esse último, originário da zona da mata do Estado, foi uma surpresa para os pequenos sertanejos, que tiveram a oportunidade de conhecer de perto um pouco da tradição dos brincantes do cavalo marinho. O conhecimento e a troca de informações culturais, são os objetivos principais das oficinas.

Além das Oficinas de Linguagem, em Belmonte foram realizadas ainda Oficinas Institucionais com temas envolvendo Gestão de Equipamentos Culturais; Cultura, Direito e Diversidade e de Patrimônio e Preservação. Já as Oficinas de Comunicação tiveram como foco a fotografia, o vídeo filmagem e edição, áudio com edição e mixagem, jornalismo e redes sociais, e também rádios comunitárias.

Na festa de encerramento das oficinas , os alunos resolveram homenagear o mestre Zé de Balbino, sanfoneiro muito querido da população de São José de Belmonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí: