Quem Somos

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
O Blog Educar com Cordel é editado pelo poeta e escritor Paulo Moura, Professor de História e Poeta CORDELISTA. Desenvolve o projeto EDUCAR COM CORDEL que visa levar poesia e literatura de cordel para as salas de aula, ensinando como surgiu a Literatura de Cordel, suas origens, seus estilos, suas heranças. O Projeto Educar com Cordel é detentor do Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel do MINC (Ministério da Cultura).

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

ENTREVISTA POÉTICA

Amigos! Este mês tive a felicidade de ser entrevistado por uma professora da cidade de Serra Talhada, onde a mesma mantêm um jornal criado e editado pelos alunos da escola que ela leciona. A professora Magda Wacemberg me mandou as perguntas e eu, num momento de inspiração poética respondi-as toda em forma de poesia. O negócio ficou tão interessante que fiz questão de postar para que as pessoas que acessam este blog pudessem também curtir um pouco desta estória. Segue abaixo o email da professora e o conteúdo da entrevista. A todos, uma boa leitura!


 "Olá Paulo,

Sou a professora de Serra Talhada e nos conhecemos durante um evento promovido pela Fundação Cultural Cabras de Lampião. 
Em uma das escolas em que leciono temos um jornal e estamos redigindo a 2ª edição, na seção Entrevista optamos por publicar entrevistas com pessoas ligadas à arte, na 1ª edição entrevistamos Anildomá e agora gostaríamos de entrevistar alguém que componha o cenário da literatura popular. Assim, o cordel foi o escolhido. Seu livro "Um cordel sobre o cordel" foi de grande contribuição para que os alunos conhecessem essa arte.
Se possível gostaria de que você respondesse às perguntas que os alunos-redatores elaboraram e ainda que enviasse uma fotografia para publicarmos, assim que saírem os exemplares enviarei para você.

Agradeço a atenção.

Abraço,
Magda"

A Entrevista:
  • O que é ser cordelista? 

    Ser cordelista é ser
    Um ser que constantemente
    Tira de dentro do seu peito
    Aquilo que sofre e sente
    Sabendo poetizar
    Consegue se expressar
    De uma forma diferente
 Quando e como surgiu seu interesse pelo Cordel?
  • Acho que tudo surgiu
    Com a ajuda do destino
    Aprendi com o meu pai
    Um matuto nordestino
    A ler versos de cordel
    Daí virei menestrel
    Ainda muito menino

Quem ou o que o influenciou a escrever?
  • O que me influenciou
    A escrever poesia
    Foram os velhos repentistas
    E os folhetos que eu lia
    As Cantigas de viola
    Que eu ainda criançola
    De vez em quando assistia
Você teve algum apoio quando iniciou a arte do cordel?
  • Quem me apoiou foi o sol
    Se pondo por trás do mar
    Foi a chuva que descendo
    Faz esse chão se irrigar
    Foi escutar Gonzagão
    Ouvir Xudú, Jó e Cancão
    Um bom verso improvisar
Como surge sua inspiração para escrever os cordéis? Já criou algum para impressionar alguém?
  • A inspiração me surge
    Quanto quero demonstrar
    O meu sentimento puro
    A minha forma de amar
    Também já fiz poesia
    Pr'uma musa, certo dia
    Só para lhe impressionar

    Você tem quantas obras publicadas? 
  • Tenho folhetos escritos
    E editados também
    Uns versos ficam guardados
    Pois pouca valia tem
    Na mente, tenho trezentos
    Escritos, mais de duzentos
    Publicados, mais de cem
Em sua opinião, qual a importância da literatura de cordel na cultura brasileira?
  • A poesia de Cordel
    Tem o traço popular
    É o jeito nordestino
    Do povo se expressar
    Por isso é tão importante
    Essa arte, preservar.
Você acha que as gerações atuais valorizam a literatura de cordel? De que forma?
  • Conheci grandes poetas
    Que hoje não vivem mais
    Mas temos novos talentos
    Pessoas especiais
    Felipe, de São José
    Caio, Mariana, Dedé
    E o grande Dudú Morais
    Todos esses que citei
    São poetas por inteiro
    Valorizando a poesia
    Do rincão Pajeuzeiro
    Fazendo a Literatura
    De Cordel, de forma pura
    Viajar o mundo inteiro.

    Qual é o seu cordel preferido?
  • O meu cordel preferido
    Demarcou a minha sina
    Dos mais de cem que escrevi
    Esse, muita coisa ensina
    Pois fala de um triste drama
    Da Garota de programa
    Gabriela Pequenina.
    Toda vez que o recito
    Onde quer que eu possa estar
    Deixo alguem emocionado
    Vejo o povo suspirar
    Até em mim mesmo sinto
    U'a vontade de chorar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí: