Quem Somos

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
O Blog Educar com Cordel é editado pelo poeta e escritor Paulo Moura, Professor de História e Poeta CORDELISTA. Desenvolve o projeto EDUCAR COM CORDEL que visa levar poesia e literatura de cordel para as salas de aula, ensinando como surgiu a Literatura de Cordel, suas origens, seus estilos, suas heranças. O Projeto Educar com Cordel é detentor do Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel do MINC (Ministério da Cultura).

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Cordel: Educação e Acessibilidade

É muito comum a gente ouvir algum parente, amigo ou qualquer outra pessoa de idade mais avançada e que tenha vindo do interior do nordeste, dizer que aprendeu a ler através dos folhetos de cordel que se vendia nas feiras das cidades do interior. E, dentro desse universo que é o aprendizado, o mais interessante e importante é saber que o individuo que aprendeu a ler através de um folheto, o fez de maneira lúdica e divertida.
A literatura de Cordel, em muito contribuiu para a alfabetização da população menos favorecida economicamente, pois, a acesso aos folhetos era facilitado pelo baixo preço, tanto da confecção quanto da aquisição.
O Brasil é um dos países onde pouco se lê.
O brasileiro não foi instruído nem estimulado à leitura, pois o preço de um livro no Brasil é muito alto para uma população que subsiste com sua minguada renda. E, entre os compromissos do mês, seja com alimento, moradia, transporte, etc. pouco sobra para o lazer e muito menos sobra para a aquisição de um bom livro.
É ai que entra o folheto de cordel. Com preço acessível, que varia entre um a dois reais, a aquisição de um exemplar do folheto se torna possível a todas as camadas sociais.
A literatura de cordel já se mostrou viável para aproximar o homem das letras. Hoje, já é uma realidade a boa aceitação do Cordel dentro da sala de aula como instrumento de alfabetização, incentivando à leitura e oferecendo ao leitor um universo amplo onde sua imaginação flui, transformando os jovens em pessoas mais esclarecidas, pois, a necessidade de investigação, pesquisa e leitura o faz se aproximar cada vez mais da informação e o afasta da criminalidade que o ócio provoca.
Durante mais de dois anos, iniciei, junto com um parceiro poeta, um projeto “Educando em Cordel” e deste projeto piloto já surgiram outras vertentes que é o “Cordel Itinerante”, o “Cordel na Sala de Aula” e outras tantas e tantas palestras motivacionais e oficinas culturais onde o cordel é o foco principal, seja ensinando com se faz e se escreve o folheto ou mesmo falando sobre outros temas culturais em forma de poesia de Cordel.
O Cordel é divertido, é lúdico, é inspirador. Quem se aproxima dessa arte, não consegue mais se distanciar dela. Desde que iniciamos essas aulas/oficina, já podemos contabilizar bem mais que 30 escolas públicas que tiveram a oportunidade de conhecer e aprender a arte da poesia. Fazendo uma multiplicação rápida dá pra somar mais de 1000 alunos que aprenderam com a gente a fazer verso e a metrificar uma frase. Isso sem contar tantos outros poetas que foram facilitadores de tantas outras oficinas de Cordel.
Nós que damos aula de Cordel temos uma responsabilidade social e uma meta a cumprir, que é ajudar a quem não tem o hábito da leitura - àquele que sabe ler, mas não sabe interpretar o que lê e a tantos outros jovens que, embora já tenham passado da 5ª série, ainda não consegue desvendar os segredos das letras – a se aproximar do livro e desse universo maravilhoso que é a compreensão das coisas que estão à sua volta.
Temos uma meta a cumprir. Do mesmo modo que acreditamos que um dia todos os alunos das escolas públicas terão um computador pessoal na sala de aula, almejamos que nessa mesma sala de aula eles tenham também vários títulos de folhetos de cordel para ler.








2 comentários:

  1. Lessionar é uma arte sem igual.
    Transmitir um saber a outro alguém
    E apreender e absorver dele também
    É o que mais nos difere do animal.
    Desde a "tia" que ensina o maternal
    Aos que vem no ginásio e superior
    São pessoas do mais alto valor.
    Me perdoa por vir tão atrasado
    Pra dizer num Martelo Agalopado
    "PARABÉNS POR TEU DIA, PROFESSOR!!"

    PARABÉNS, POETAS, POR MAIS ESTE TRABALHO DE GRANDE IMPORTÂNCIA E QUALIDADE!!

    ResponderExcluir
  2. Projetos como esses deveriam se incorporados em todas as salas de aula elevava a nossa cultura e contribuía com o aprendizado, parabéns mais uma vez nobre poeta, por tão feliz iniciativa!!! Carlos Aires

    ResponderExcluir

Comenta aí: